terça-feira, 4 de maio de 2010

Castelo Branco >< Amieira do Tejo

Decorreu no passado Domingo a 1ª Travessia em BTT de Castelo Branco a Amieira do Tejo. O local de concentração foi na Qt. Dr. Beirão e compareceram para a mesma: eu João Afonso, Álvaro Martins, Filipe Salvado, João Caetano, João Valente, Luís Antunes, Luís Lourenço, Nuno Eusébio,Pedro Antunes e o Rui Gonçalves. O Joaquim Afonso juntou-se ao grupo nas Benquerenças.
Esperámos até as 8H 15m por dois companheiros que estavam "inscritos" visto, não darem sinal de nenhum modo lá partimos em direcção ao nosso destino via Zona Industrial, Benqurenças, Represa e Amarelos



Na padaria Canelas & Coelho nos Amarelos tomámos café e comemos qualquer coisa, mas por sorte ! porque os donos da mesma já se encontravam de saída, valeu a amabilidade que tiveram ao voltarem para trás para nos atender



As Sarnadas foi a próxima localidade que passámos seguiu-se a Ataláia e aqui nova paragem para acerto de pressão do pneu de trás da Bike do Luís Antunes.
Em alta velocidade descemos até à Barragem do Açafal onde voltámos a parar para mais umas bombadas no mesmo pneu.
Depois tirámos a 1ª foto de grupo com a serra do Penedo Gordo como fundo.



Circundarmos a Celtejo e atravessarmos Vila Velha, fomos parar como já é costume em cima da ponte para nova foto de grupo, agora com o monumento natural das Portas de Ródão como pano de fundo.
Na fonte de água férrea já do lado Alentejano enquanto, alguns atestavam o cantil, outros lá se resolveram e mudaram a dita câmara de ar.
Aqui, o João Caetano deixou-nos, e regressou a casa



Depois de subirmos a serra de São Miguel lá no alto percorremos todo o topo até à extremidade Norte defronte do castelo do rei Wamba onde observamos o voo dos Grifos e admirámos a expectacular paisagem envolvente. Aqui nova foto de grupo foi tirada



A descida sul da serra foi feita pelo trilho pedestre do Conhal que nos levou ao mesmo "Conhal do Arneiro" onde apreciamos a imensidão de conhos ali depositados nos tempos da exploração aurífera Romana.
Na aldeia de Arneiro, voltámos a parar no café Túlio para umas bebidas frescas pois, o sol já se fazia sentir com alguma intensidade



Nova descida agora até ao rio Tejo onde percorremos um single track junto ao mesmo com cerca de mil metros onde os primeiros quatrocentos foram bastante lindos e os restantes seiscentos foram de todo sofríveis, tal era a quantidade de estevas que o mesmo continha.



Ao chegarmos à foz da ribeira de Nisa novo single track este agora fazendo parte do trilho pedestre "Olhar sobre a foz" o qual gostei bastante.
Novo furo com recurso a nova câmara de ar agora na bike do Luís Lourenço. À passagem pela central Hidoeléctrica da Velada começava mais uma subida, esta agora em asfalto até junto da aldeia de Chão da Velha



Por estradões bastante rolantes, que nos levaram a ladear as aldeias de Monte Matos e Falagueira, até junto da ponte Romana sobre a ribeira de Figueiró a média subiu, depois foi subir até Vila Flor onde enchemos de novo o cantil num fontanário ali existente, tirámos varias fotos às ruínas da antiga igreja e comemos mais uma barrita para repor energia, pois a mesma já começava a fraquejar



De seguida, demos entrada no existente pedestre "Trilho das Jans" o qual, a dada altura apresentava algumas estevas e giestas que, nos dificultaram a passagem. Passado este obstáculo foi rolar por entre muros num estradão novamente em direcção ao rio Tejo com uma visão privilegiada sobre Gardete e a barragem do Fratel, a anteceder a descida acentuada até à margem



Chegados à margem percorremos paralelamente ao rio, três Quilómetros sobre um muro de sirga até à Barca da Amieira sem antes termos apreciado a foz do rio Ocreza



Do cais até à Amieira do Tejo foram mais três Quilómetros estes feitos em asfalto. Na chegada já tínhamos a grelhada mista à nossa espera servida na esplanada "António Guilherme Dias" pertencente a Sociedade Educativa Amieirense com bebidas frescas frutas e o arroz-doce surpresa no final



Depois de terminada a refeição ainda visitamos o castelo da Amieira onde tirámos mais uma foto de grupo,ficaram-nos ainda outros monumentos para visitar como estava previamente planeado mas, com o horário apertado tivemos que deixa-los para outra altura!



A descida para o cais foi feita em grande velocidade pois o (simpático) barqueiro já nos aguardava a algum tempo, para nos passar para a outra margem, o que veio a acontecer em duas viagens na dita "Barca da Amieira" desta vez movida simplesmente a remos



A estação fica a escassos cem metros e ainda tivemos que esperar cerca de 45m pelo comboio. O tempo foi aproveitado a contar chalaças de várias ordens, fotos e mais fotos e a ouvir a gravação da "menina dos altifalantes" dizer que o comboio vinha com 8m de atraso, 2m depois já dizia que vinha com 10m, mais 2m depois, já dizia que vinha só a 6m !!! enfim, assim se passou o tempo.
Chegamos a Castelo Branco às 20h ainda a tempo de tomar banho e ver o "grande jogo" ... nada disso, estou a falar do SCP-Naval !




Álbum de Fotos do passeio Castelo Branco - Amieira do Tejo




Resta-me agradecer aos companheiros de percurso a companhia, a camaradagem, e o encorajamento que me facultaram durante todo o percurso.

P.S. Deixo aqui um agradecimento especial ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Amieira do Tejo, Sr. Rogério Dias pela amabilidade que teve em nos requisitar o barqueiro para nos passar para a outra margem, ao Sr. José Manuel pela grelhada mista que nos serviu e à Sra. D. Helena pelo arroz-doce.
A todos o meu Muito Obrigado!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Divirtam-se !
Até à próxima !
J. Afonso.

4 comentários:

luis antunes disse...

ola a todos esta foi o primeiro mas nao o ultimo passeio mais longo da minha carreira como ciclista e confeço que qause nao dormi tal era o entusiasmo e ao mesmo tempo medo de nao ser capaz de o concluir.Tou um pouco durido mas contente convidem me mais vez agora vam ter de me aturar lol abraço com muitas estevas e cheiro a mato.

FMicaelo disse...

Eu sabia que tinha perdido um grande evento... O João mais uma vez mostrou como se faz uma voltinha 5 ***** só para amigos, assim informal mas cheia de bons bocadinhos entre bikes e amigos! Pena não ter podido ir mas o prometido era devido, logo ficará para outra oportunidade.

Parabéns João!

Fidalgo disse...

Eu sabia que iria ficar ruido de inveja. Mas nem nunca nem sempre. Tin ha que ir buscar os meus Pais, para além de ser dia da Mãe. Fico com muita pena de não vos ter feito companhia, logo eu que gosto tanto de voltar de comboio. Fica para uma próxima. UM ABRAÇO. Fidalgo.

JValente disse...

Amigo Afonsingles...

Palavras para quê.. vai ao cantinho BTTHAL e tens lá a minha opinião!!!

Grande abraço... do tamanho de algumas estevas que encontrámos!!!

Ehehehe!

PS: Estou à espera de aqui ver o comentário do nosso amigo Luís Lourenço!!! Ehehehe...