segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

*****Lurgo da Nogueira e Vale de Ronções*****

Novo Domingo nova "Voltinha Domingueira" na Devesa pelas 8h com muito bom tempo para a época. Penso ter sido o maior nº de BTTistas (16) que se juntaram e foram eles: Abílio Fidalgo, Àlvaro Martins, António Cabaço, Bruno Dias, Daniel Valente, (eu) João Afonso, Luís Lourenço, Manuel Dias, Nuno Eusébio, Nuno Maia, Pedro Antunes, Pedro Mendes, Pedro Roxo, Rui Salgueiro e Silvério Correia.
O A.C. foi o nosso guia de serviço e levou-nos até ao Lurgo da Nogueira e Vale de Ronções, sendo o Lurgo da Nogueira a estrear para mim, local muito bonito ao longo da ribeira de Alpreade.
Saímos pelas 8h 15m em direção aos Escalos de Baixo pelo trilho habitual (Alagão, Monte Brito) e nos Escalos fizemos a 1ª paragem para o cafézinho matinal que nos aqueceu um pouquito, pois o frio era algum.
Daqui subimos à Mata a qual não chegamos a passar, virando pouco antes para o denominado Lurgo da Nogueira. Lugar lindíssimo ao longo da margem direita da ribeira de Alpreade, até à foz da ribeira de Ronções.
No Vale de Roções junto ao pequeno lago fizemos nova pausa para apreciarmos o local, e ao mesmo tempo aproveitámos para tirar a foto de Grupo. Daqui foi subir até aos arredores da Lousa, seguiu-se as hortas dos Escalos de Cima e a estação da Refer em Alcains. Até Castelo Branco o ritmo aumentou "comme d'habitude" com a passagem por Santa Apolónia e Cruz da Légua.
No café da rotunda da "Racha" despedi-me dos companheiros, ficando estes para a tradicional sossega, e segui para casa, pois de tarde tinha que me ir despedir de um Amigo, que partiu para onde todos nós iremos um dia.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O grupo reunido na Devesa à espera do último

Desvio para ultrapassar o Alagão

Passagem pelo futuro aeródromo de Castelo Branco

Descida fotogénica para o Curral do Prego

Pequeno charco antecedendo o Monte Brito

Bonito trilho a caminho da Vinha do Marco

Novo charco onde é necessário alguma técnica

No mesmo local mas de outro ângulo

Café para alguns, abatanado para outros

Estradão em direção da Mata

Agora em direção ao Lurgo da Nogueira

Trilho encharcado próprio da época

Chegada do grupo à ribeira de Alpreade

Pequena pausa para a prática do PTT

Foto de Grupo no lindíssimo Vale de Ronções

O Grupo na estação da Refer em Alcais

Passagem pela ribeira de São Bartolomeu

Sempre boa camaradagem à entrada da cidade

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Finalizo para dizer que se já era fã do Vale de Ronções, agora fiquei também do Lurgo da Nogueira.
Realço ainda o aparecimento de novos elementos ao Grupo (são sempre Bem vindos) e finalmente dizer que em Castelo Branco vamos ter mais uma Mega Loja de Bicicletas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante esta fantástica manhã de BTT.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

2 comentários:

Silvério disse...

Parabéns pela eficaz reportagem, com fotografias dignas do nome e descrições q.b., "keep going forward"!
Já o disse mas nunca me vou cansar de repetir. É sempre um prazer enorme pedalar num grupo com um numero significativo, como este, de membros da “família Albiciclista”.
Hoje, com o comando de Don António Cabaço, os 15 “familiares” conseguiram uma manhã de 4P's em BTT daquelas que ficam na memória e na vontade de repetir! Venha a próxima, com novo comandante! Também hoje, acrescentou-se mais um membro à família, o Manuel Dias, o qual foi muito bem-vindo, e recebido. Deixo-lhe aqui os meus parabéns pela forma fácil como se integrou. Já depois da chegada a CB, e na conversa que mantive com ele até à “Bike Laundry”, também manifestou a sua vontade de se juntar a nós sempre que disponível. É um sinal de que também estamos todos de parabéns!
Um abraço para todos e até à próxima!
Silvério

FMicaelo disse...

Excelente voltinha amigo JA. Temos mega-store? Nao me digas que vais mudar de ramo de negocio!