segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

***** Rota do Leitão *****

Decorreu ontem Domingo a intitulada " Rota do Leitão " em Vale Clérigo concelho de Proença-a-Nova.
A ideia (convite) partiu do BTTista e cunhado do proprietário do " Café Alves " Pedro Tavares, este por sua vez convidou o João Caetano, e incumbi-o de convidar 5 ou 6 companheiros BTTistas cá da cidade para o acompanharem, os quais responderam afirmativamente (eu) João Afonso, Luís Lourenço, Pedro Barroca e Silvério Correia.

Sendo assim saímos da cidade os 5 pelas 8h 30m, e encima das 9h já estávamos no Vale Clérigo. Cumprimentámos os companheiros presentes, preparámos as bikes, e bebemos o cafézinho, para de seguida iniciarmos o percurso. Eram cerca de 9h 20m quando saímos para os trilhos.

Este evento vai na 4ª edição, e a tradição continua a ser a original, ou seja, antes de degustarmos o Leitão, tivemos que pelar cerca de 35 Kms por trilhos ali nos arredores do Restaurante.

Foi em ritmo bastante moderado que fizemos o percurso, mas o mesmo tornou-se bastante agradável, pois a alegria e a camaradagem foram sempre constantes, e os trilhos mostraram que quem os escolheu ( Pedro Tavares ) é entendido na matéria. Durante o mesmo visitámos o " Moinho de vento do Pergulho " e percorremos várias aldeias, entre elas Pergulho, Redonda, Lameira de Ordem e Estevês.
Apesar do percurso ter apenas 35 Kms, ainda tivemos direito a um reforço alimentar, constituído por pão caseiro, queijo e presunto também caseiros, acompanhados com bebidas diversas incluindo um garrafão de 5 lts de jeropiga, e fruta da época. No final houve banhos com água quente, ou fria, à escolha de cada um !

O almoço (leitão) foi servido numa adega anexa ao estabelecimento comercial, a qual encontra-se espetacularmente decorada, num ambiente bastante acolhedor, e confortável para a época do ano. O manjar em si foi composto além do leitão acabadinho de sair do forno, batatas também estas feitas no forno, migas de couve com broa, salada, pão e vinho caseiro, até as azeitonas retalhadas estavam um pitéu. Para sobremesa tivemos que "provar" 3 variedades de doces tais como tigelada, bolo de bolacha, e outro também muito bom, mas que não sei o nome. Para finalizar, café e jeropiga. Tudo isto servido por pessoas super simpáticas, e que no final tiveram a "lata" de nos pedir € 10 !!! que dizer mais ? Muito Obrigado e o seguinte, se para o ano me voltarem a convidar, lá estarei com todo o prazer novamente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu que não gostava de Leitão ! agora fiquei a adorar !

Preparativos para o início do percurso

Gonçalo Tavares de 7 anos ! em grande estilo a liderar o grupo

Sérgio Alves e sua irmã super simpáticos como sempre

Em redor do futuro troço da IC8

Visto isto nem parece que estamos no Inverno !

Pedro Tavares junto com a malta de Castelo Branco

Chegada ao Moinho de vento do Pergulho

Foto de Grupo dos 15 BTTistas junto do Moinho de vento

Pai e filho em pleno trilho panorâmico

Silvério Correia e Luís Lourenço em grande estilo

Aqui só com bons ! travões se conseguia descer

Aqui nem com bons travões eu desci !

Pedro Barroca concentradíssimo em pleno single track

Silvério Correio no mesmo mais adiante

O Grupo bastante disperso ao longo do single track

Eu no final no espetacular single track

Bom ambiente e paródia total durante o reabastecimento

Depois das calorias líquidas do reabastecimento a velocidade aumentou

Voltámos a passar nas obras do futuro IC8

Últimas pedaladas do percurso

Aperitivo para o almoço à base de jeropiga

Adega típica onde foi servido o almoço

Local simples e acolhedor bem agradável por sinal

Primorosa decoração com apetrechos da região

Verdadeiras iguarias acabadas de sair do forno a lenha

Queijo fresco e vinho tinto para brinde inicial

Só de o ver fico com água na boca (divinal)

Cada um fez a decoração ao seu gosto

Mesa única com todos os comensais

Este não é Leitão mas é um primo afastado !

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos da " Rota do Leitão em BTT " no Vale Clérigo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante toda este fantástico dia de BTT e ao João Caetano, Pedro Tavares e família o meu Muito Obrigado.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

4 comentários:

Fidalgo disse...

Está dificil segurar a saliva dentro da boca!!! Já tive o prazer de degustar um desses leitões nessa tipica adega. Fiquei com vontade de voltar!!! Talvez para a próxima vos faça companhia. Um abraço.

Anónimo disse...

Delicia! Esta é a palavra que me vem à cabeça cada vez que me lembro do passeio de Domingo. Trilhos fantasticos quase sempre por pinhal e 1 single Brutal na encosta de 1 ribeira que ainda sinto vertigens. Quanto à companhia, do melhor, sempre bem dispostos até enfardar-mos o leitão, pois quando me levantei da mesa já me doia a barriga, mas como costumo dizer antes fazer mal que sobrar. Imaginem que ao jantar vi-me à rasca para comer 1 sopa, enfim. Muito obrigado ao Pedro Tavares e familia, e ao João Caetano pelo comvite, e aos restantes pela excelente companhia.
Pedro Barroca

Silvério disse...

Uma reportagem em perfeita sintonia com o EXCELENTE passeio de BTT que foi a “Rota do Leitão 2012”! As descrições e as fotos registam momentos cruciais e que dão uma imagem clara do que foi o passeio, em todas as vertentes, do principio ao fim! Só é pena as fotografias não conseguirem mostrar toda a espectacularidade do single track com que fomos presenteados!
Parabéns para o João e também para os artistas, claro!

Agora um comentário dirigido principalmente aos progenitores deste evento extraordinário!
Pedro, Muitos Parabéns a ti, e a todos os que o tornaram possível, pelo extraordinário passeio de BTT, cheio de 4P's (Pelo Puro Prazer de Pedalar), que proporcionaste a este grupo excepcional de companheiros e amigos, incluindo um muito especial de 7 anos !!!!!!!, durante algumas partes do percurso, fruto duma gestão exemplar dos pais! BONITO!
O percurso foi muito bem conseguido e perfeito para o evento! E desenganem-se os que pensam que 30 Kms não dá para atingir a satisfação, é que ela foi alcançada por força da variedade, por ter todos os tipos de trilhos que se querem num passeio de BTT e um grau de dificuldade q.b.!
Tenho de DESTACAR alguns aspectos, que elevaram este passeio para um patamar bem alto:
1. Aquele single track, que tu com a tua família fizeram o favor de tornar ciclável, conforme confidenciaste, é uma coisa doutra dimensão, simplesmente BRUTAL, só espero que as fotografias tiradas lhe façam jus!
2. O abastecimento a meio do percurso e a bebida especial, que eu tive a oportunidade de beber 4, uma para cada P da minha politica!
3. O almoço simplesmente divinal, desde o queijo fresco de entrada, passando pelo prato principal e o vinho, até às sobremesas!
Neste ponto tenho de destacar, para já o prato principal e os seus acompanhantes!!! Leitão Assado, do melhor que comi até hoje, excelentemente assado e muito, muito saboroso! As migas de couve com broa e as batatas assadas, uma delicia! O tintol, uma pinga do melhor, parabéns ao produtor! As sobremesas, tigelada e "doce da casa", baptizei-o eu, MUITO BOAS!!! Ao escrever, por estar a rever tudo "on my mind", até fiquei com água na boca! Parabéns aos cozinheiros!
4. A simpatia e carinho com que fomos recebidos por todos!
5. O profissionalismo, embora a situação não o requeresse, dos que trataram da adega e do serviço, 5 estrelas e muitos*****!
Mais uma vez, PARABÉNS e MUITAS FELICIDADES para todos!
Por fim também muitos parabéns a todos os participantes pelo excelente desempenho e comportamento, do primeiro ao ultimo segundo!
Agradeço ao João Caetano, o convite e na prática, me ter "obrigado" a passar um dia tão maravilhoso como este! Hoje percebi o que perdi por não ter podido corresponder positivamente ao convite do ano passado!
Só se não for convidado, ou por motivo de força maior, é que não estarei presente no próximo!
UM ABRAÇO PARA TODOS
Silvério

OFF ROAD BIKERS disse...

Vosês pedalam e o pobre do leitão que sofre! rsrsrsssss. Muito bacana o restaurante e a comida parecia estar maravilhosa, deu até agua na boca!
Grande abraço