quarta-feira, 7 de março de 2012

*****Caminho dos Franceses*****

Decorreu no passado Domingo, mais um dia daqueles que vão perdurar nas nossa memória, por muitos e bons tempos (assim espero) no que diz respeito ao BTT.



A iniciativa deste evento partiu do Amigo Agnelo Quelhas, e o trilho foi batizado de " Caminho dos Franceses ". O local de concentração foi a 160 Kms de Castelo Branco junto ao Convento de Sta Maria de Aguiar em Figueira de Castelo Rodrigo.



A deslocação até lá foi feita numa carrinha que o Amigo Silvério Correia arranjou, a qual foi compartilhada por mim João Afonso, Luís Moreira, Paulo Neto e ele Silvério Correia.



Saímos de Castelo Branco pelas 5h 45m e às 7h 50m estávamos a chegar ao dito local.



Aqui se juntaram [(eu) João Afonso, Abílio Fidalgo, Álvaro Martins, Agnelo Quelhas, António Cabaço, Daniel Valente, Dário Falcão, Fernando Micaelo, Filipe Salvado, João Valente, José Marques, Luís Moreira, Nuno Eusébio, Nuno Dias, Nuno Maia, Paulo Mendes, Paulo Neto, Pedro Quelhas, Rui Salgueiro, Sérgio Marujo e Silvério Correia ] no total 21 BTTistas ávidos de aventura os quais pouco depois das 8h lá partiram para o percurso.



Os primeiros 20 Kms foram em asfalto e a primeira localidade que passámos foi Nave Redonda.





Seguiu-se Almofala onde no ( Café da Raia ) bebemos o respetivo da manhã e aqui o Silvério com a sua habitual "alegria" recordou um episódio em que ele ao entrar ali sem Jersey vestida a dona deste café o obrigou a vesti-la senão ... estando com ele nessa altura os dois companheiros do GR 22, A. Cabaço e J. Valente, também presentes neste passeio.





Continuámos por Escarigo e em alta velocidade entrámos em Espanha cruzando a ribeira de Tourões.




A primeira aldeia Espanhola foi La Bouza, daqui descemos à ribeira de Puerto Seguro, mas para de lá sair tivemos que ultrapassar 15% de inclinação, que deu para enxotar um pouco o fresco da manhã.




Em Puerto Seguro entrámos finalmente em estradão, cruzámos a aldeia de ponta a ponta, e curiosamente não se viu vivalma.



À saída de Puerto Seguro o A. Quelhas fez um pequeno "Briefing" para alertar o pessoal da perigosidade que se seguia, com a brutal descida em calçada Romana, até à ponte dos "Franceses" sobre o rio Águeda.



Cada um ao seu estilo lá chegámos todos direitos e em cima da ponte fizemos uma foto de grupo ao mesmo tempo que apreciávamos a brutalidade da envolvência natural do local.






Se a calçada a descer foi complicada, a subir então nem se fala ! com pedras roliças molhadas, e a inclinação acima do 20%, era de todo impossível subi-la a não ser em PTT (empura bike) como dizem os irmãos Brazucas !



Depois de reagruparmos lá no alto, pedalámos agora em estradão rolante até São Felices de los Gallegos, onde fizemos nova paragem junto ao Castelo e Torre de Menagem.




Descemos do castelo, e 5 Kms depois entrámos em Ahigal de los Aceiteros, onde parámos para atestar os Camelbak num fontanário público com um cheiro pestilento, que nos fez apressar dali para fora.





Por um estradão rolante, seguimos durante mais 7 Kms até Sobradillo, aqui fizemos nova paragem na praça de Espanha, para nova apreciação da arquitetura local, onde se destacava a torre de Menagem do antigo Castelo.






Antes mesmo daqui, já tínhamos apreciado ao longe, as ruínas do antigo convento de Sobradillo, e mais à frente a Ermida de São Sebastião.




De Sobradillo até La Fregeneda foram mais 12 Kms, dos quais a grande maioria deles serem em Single Traks, o que nos deu um grande gozo.







Aqui comemos o que foi possível ! pois havia feira ou festa não entendi bem ao certo, fazendo com que os bares estivessem todos apinha !






Até à fronteira foram 11 Kms sempre a descer ! por trilhos lindíssimos, tendo como pano de fundo o rio Douro, e as Amendoeiras em flor.








Passámos a fronteira pela antiga ponte do caminho de ferro, e já em solo Português fizemos nova paragem para apreciar a paisagem, e tirar algumas fotos.




Foi pela antiga linha que seguimos até Barca D ´Alva, 1 Km mais à frente.




Aqui voltava a haver feira, ou festa ! com gente por todo o lado, até parecia que a " Troika " ainda não passara por ali !



Antes de sair de Barca D´Alva, resolvi entrar num pequeno supermercado para comprar uma garrafa de 1L e 1/2 de água, só que a confusão era tanta que demorei tempo demais, o que me atrasou definitivamente.



Tive que deduzir a direção do percurso, indo encontrar mais adiante os irmãos Quelhas, que por mim esperavam.



Gostei, e senti-me bastante bem nos 20 e tal Kms finais, apesar destes serem na sua maioria em subida, algumas bem empinadas, ao meu ritmo foi passando por companheiros que optaram por andamentos mais moderados, apenas o Pedro Quelhas me fez companhia até final



Como nenhum dos dois temos GPS, fizemos o restante percurso por intuição, a qual nos levou a passar por um trilho diferente, no meu ver mais bonito ! até Figueira de Castelo Rodrigo.



Aqui chegados e sem nenhum companheiro por perto, seguimos a nossa orientação novamente, a qual nos levou a subir até à entrada do Castelo Rodrigo bem lá no alto !!!



Só quando chegámos ao final nos disseram que não era necessário, pois o trilho era cá por baixo !



Enfim, eu mesmo assim adorei, só não gostei foi do facto de até Barca D´Alva o Grupo ter-se mantido unido, e daqui até final, o mesmo não ter acontecido ! fez-me recordar um triste passeio, ali para os lados da Foz da Líria.



Antes de iniciarmos o caminho de regresso a Castelo Branco fomos convidados pelo Amigo A. Fidalgo para fazermos um pequeno desvio e passarmos pela aldeia (casa) de seus pais ali para os lados da Guarda e lá petiscarmos qualquer coisa. A maioria do Grupo aceitou o convite, outros por diversos motivos não ! nós os que aderimos ao convite fomos brindados com um belíssimo manjar, com toda a comida caseira incluindo o pão e as bebidas, do melhor que se pode imaginar ! só quem foi sabe, o que lhe calhou em sorte, já eu não tive tanta ! pois estava mal disposto, talvez pelo pão com chouriço que comi em La Fregeneda não me ter caído lá muito bem, mas de qualquer maneira quero agradecer, em meu nome o Muito Obrigado ao Fidalgo, pela simpatia e boa disposição (como sempre) nos (me) recebeu em sua casa.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos do Passeio *****Caminho dos Franceses*****


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante toda este fantástico dia de BTT e ao mesmo tempo fazer um agradecimento especial ao Agnelo Quelhas pela iniciativa em organizar este evento, ao Silvério Correia pela boleia, e ao Abílio Fidalgo e restante família pelo manjar no final, a todos o meu Muito Obrigado.

P.S. Por lapso meu, na foto de Grupo do início do percurso, não constam os Amigos Luís Moreira e Silvério Correia, pois estes ainda não estavam prontos e a mesma foi tirada sem a sua presença !
As minhas desculpas aos dois.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

6 comentários:

Mandie disse...

Hi, Nice post, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back.

Thanks!

Mandie Hayes
mandie.hayes10@gmail.com

Agnelo disse...

Boas João. Como sempre a tua companhia é fundamental, simplicidade, simpatia, amizade, companheirismo, são algumas das palavras de que me lembro para classificar-te. As fotos estão excelentes parabéns.
Abraço

Fidalgo disse...

Agradeço a vossa companhia e terem aceite o meu convite. É sempre com muito gosto, que tanto eu como os meus Pais, recebemos os AMIGOS em nossa casa. É a maneira como nós os Beirões sabemos receber, com simpatia e com tudo o que temos. Foi assim que BEM me educaram.
Um abraço

Silvério disse...

O "Caminho dos Franceses" foi de facto um daqueles passeios de BTT que não sairá das memórias de todos os que amam verdadeiramente este hobby/desporto e o abraçam como eu, com "4P'S+A"!
Enquanto passeio de BTT, só pode ser avaliado com uma classificação de nível superior. O seu percurso presenteou-nos com uma gama bem variada de trilhos e de todas as espécies, constantemente envoltos por espectaculares paisagens, naturais, históricas e culturais, que simplesmente "anestesiaram" a "dor" que o índice de dificuldade de algumas partes potenciavam, principalmente nos corpinhos menos "habituados"!
Este passeio ainda foi mais elevado pelo prémio patrocinado pelos "Fidalgos"! Um lanche "ajantarado" em Pomares, na casa dos pais do Amigo Abílio Fidalgo, do qual fizeram parte iguarias simplesmente naturais e deliciosas. Obrigatoriamente tenho de realçar a forma como fomos recebidos e tratados pelos anfitriões o que me levou sentir-me em família. Não escondo que a pinga do Sr. Manuel ajudou, muito bom! Obrigado e as Maiores Felicidades! Por tudo isto, Pomares e as suas simpáticas gentes têm de ser revisitadas!

Felizmente, poderia continuar a escrever comentários positivos até esgotar a capacidade desta caixa, mas também não posso deixar de comentar aquilo que classifico como de negativo, e muito. Porquê? Porque para mim, este tipo de passeios, são desprovidos de qualquer carácter competitivo, não se atribui qualquer tipo de classificação e têm entre os objectivos principais, desenvolver o espírito de grupo e onde o bem comum deve ser o principio! Neste passeio, e infelizmente não é caso único, esse espírito e principio estiveram ausentes do principio ao fim! Antes da partida, na foto de grupo só estão 19, deviam ser 21! Logo na primeira publicação feita da mesma tive oportunidade de dizer que era falsa! Por fim, normalmente, independentemente de cada um pedalar de acordo com o respectivo ritmo, para além de reagrupamentos intermédios, sempre se privilegiou a chegada em grupo e depois coroada com a respectiva fotografia, se quiserem, posso fazer uma lista com dezenas de exemplos! Naturalmente nesta não existe!
Com este comentário, apenas pretendo dizer que podemos melhorar muito os nossos passeios em GRUPO e garantir a satisfação de TODOS!
Até ao próximo, com duas fotografias de grupo "obrigatórias", Partida e Chegada!
Um abraço para todos!
Silvério

Anónimo disse...

que saudades se ai tivesse tanbem ia mas a troika não me deixou,venham a suíça que eu levei os a sítios lindíssimos fica o convite abraço a todos Luis Antunes

Anónimo disse...

que saudades se ai tivesse tanbem ia mas a troika não me deixou,venham a suíça que eu levei os a sítios lindíssimos fica o convite abraço a todos Luis Antunes