domingo, 28 de outubro de 2012

Trilhos de Monforte da Beira

Hoje na Devesa juntaram-se 15 BTTistas  para a habitual "Voltinha Domingueira"  Abílio Fidalgo, Álvaro Martins, António Cabaço, Carlos Sales, Dário Falcão, Filipe Salvado, (eu) João Afonso, João Caetano, José Luís, Nuno Dias (juntou-se ao Grupo na Srª de Mércules) Nuno Eusébio, Nuno Maia, Paulo Neto, Pedro Antunes, Pedro Roxo e Vasco Soares.
A proposta para o percurso de hoje partiu do AC, e a condução do Grupo também, o local escolhido foi Monforte da Beira.
Saímos pouco depois das 8h pela Srª da Piedade, Palmeiras, Srª de Mércules, aqui fizemos a 1ª pausa do dia para esperarmos pelo Nuno Dias que se juntou ao Grupo, logo de seguida entrámos no estradão em direção ao Ponsul, só que na 1ª rampa o F. Salvado partiu a corrente obrigando-nos a fazer nova pausa para reparar a mesma. Passámos o rio Ponsul pela ponte nova, para logo à saída virarmos à direita pelo estradão ali existente até ao cruzamento Monforte Malpica. Aqui o Carlos Sales com toda a força que tem, partiu um pedal da sua bike, sendo obrigado a chamar a assistência em viagem. Até ao monte da Farropa fomos por asfalto, aqui entrámos em estradão, e até Monforte o percurso que fizemos fez-me  recordar o saudoso raide made by AC Trilhos e Aventuras, que outrora nos levou ao lugar de Alares.
No café do Joaquim Padeiro em Monforte bebemos o cafézinho da manhã.
Daqui seguimos em direção a Castelo Branco. Até lá passámos pela espetacular barragem do Monte Grande, onde observámos inúmeras aves migratórias que por ali se encontrávam. Descemos ao Ponsul, e ao longo do imenso estradão pedalámos até junto das pontes, passando agora pela Romana.
Aqui os Pedros e o F. Salvado seguiram por asfalto, nós por estradão em direção ao aterro sanitário. Logo no início da subida o Paulo Neto teve que chamar a assistência em viagem, pois o rasgão que fez no pneu da sua bike não tinha solução possível. Lá continuámos no sobe, sobe, e desce típico da zona, até entrámos na cidade pelo sítio do Quinteiro. Nas Palmeiras foram as despedidas.
Segui para casa, convicto que tinha sido mais uma espetacular manhã de BTT, passada na companhia de bons Amigos, e grandes camaradas.
-----------------------------------------------------------------------------------    
8h na Devesa local de concentração do Grupo
 O Grupo esperando pelo atrasado do dia
 Pausa para reparar a corrente partida
 Rio Ponsul já com algum caudal
 Estradão na ligação ao cruzamento de Monforte com Malpica
 Monte da Farropa na nossa retaguarda
 Pedalando pelo imenso azinhal característico da zona
 Aqui já havia quem precisasse de ser rebocado ! ou seria empurrado ?
 Continuação do pedal por estradão sempre rodeados por azinheiras
 Um dos muitos locais bonitos onde passámos
 Subida final antecedendo Monforte da Beira
 Pelo meio das oliveiras já com Monforte à vista
 Agora novamente por estradão com Castelo Branco à vista (ao longe)
 Barragem do Monte Grande talvez o sítio mais lindo do dia
 O Grupo pedalando ao longo da mesma barragem
 Uma de muitas passagens aquáticas do dia
 Com as últimas chuvadas era de esperar
 Mais uma facilmente ultrapassada
 Antiga cerâmica do Ponsul
Parte final do percuso já nos arredores da cidade
------------------------------------------------------------------------------------
Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante esta fantástica manhã de BTT.

Divirtam-se !
Até à próxima
João Afonso.

1 comentário:

Silvério Correia disse...

Mesmo tendo sido uma volta bem azarada, para alguns dos participantes, parece-me ter sido um daqueles passeios de BTT à moda antiga e a proporcionar o procurado prazer na prática desta paixão, hoje partilhado por um grande numero de amigos.
Muito bom. Parabéns
Um abraço
Silvério