segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

*****Lurgo da Nogueira e Vale de Ronções*****

Novo Domingo nova "Voltinha Domingueira" na Devesa pelas 8h com muito bom tempo para a época. Penso ter sido o maior nº de BTTistas (16) que se juntaram e foram eles: Abílio Fidalgo, Àlvaro Martins, António Cabaço, Bruno Dias, Daniel Valente, (eu) João Afonso, Luís Lourenço, Manuel Dias, Nuno Eusébio, Nuno Maia, Pedro Antunes, Pedro Mendes, Pedro Roxo, Rui Salgueiro e Silvério Correia.
O A.C. foi o nosso guia de serviço e levou-nos até ao Lurgo da Nogueira e Vale de Ronções, sendo o Lurgo da Nogueira a estrear para mim, local muito bonito ao longo da ribeira de Alpreade.
Saímos pelas 8h 15m em direção aos Escalos de Baixo pelo trilho habitual (Alagão, Monte Brito) e nos Escalos fizemos a 1ª paragem para o cafézinho matinal que nos aqueceu um pouquito, pois o frio era algum.
Daqui subimos à Mata a qual não chegamos a passar, virando pouco antes para o denominado Lurgo da Nogueira. Lugar lindíssimo ao longo da margem direita da ribeira de Alpreade, até à foz da ribeira de Ronções.
No Vale de Roções junto ao pequeno lago fizemos nova pausa para apreciarmos o local, e ao mesmo tempo aproveitámos para tirar a foto de Grupo. Daqui foi subir até aos arredores da Lousa, seguiu-se as hortas dos Escalos de Cima e a estação da Refer em Alcains. Até Castelo Branco o ritmo aumentou "comme d'habitude" com a passagem por Santa Apolónia e Cruz da Légua.
No café da rotunda da "Racha" despedi-me dos companheiros, ficando estes para a tradicional sossega, e segui para casa, pois de tarde tinha que me ir despedir de um Amigo, que partiu para onde todos nós iremos um dia.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O grupo reunido na Devesa à espera do último

Desvio para ultrapassar o Alagão

Passagem pelo futuro aeródromo de Castelo Branco

Descida fotogénica para o Curral do Prego

Pequeno charco antecedendo o Monte Brito

Bonito trilho a caminho da Vinha do Marco

Novo charco onde é necessário alguma técnica

No mesmo local mas de outro ângulo

Café para alguns, abatanado para outros

Estradão em direção da Mata

Agora em direção ao Lurgo da Nogueira

Trilho encharcado próprio da época

Chegada do grupo à ribeira de Alpreade

Pequena pausa para a prática do PTT

Foto de Grupo no lindíssimo Vale de Ronções

O Grupo na estação da Refer em Alcais

Passagem pela ribeira de São Bartolomeu

Sempre boa camaradagem à entrada da cidade

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Finalizo para dizer que se já era fã do Vale de Ronções, agora fiquei também do Lurgo da Nogueira.
Realço ainda o aparecimento de novos elementos ao Grupo (são sempre Bem vindos) e finalmente dizer que em Castelo Branco vamos ter mais uma Mega Loja de Bicicletas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante esta fantástica manhã de BTT.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

domingo, 15 de janeiro de 2012

****Monforte da Beira****

Hoje fui ter ao Centro Cívico (Devesa) ultimamente apelidado de "Docas" para a "Voltinha Domingueira" em BTT.



O Agnelo idealizou a voltinha a qual batizou de "Na sendo dos Veados" pois a mesma estava desenhada para os lados de Monforte da Beira, zona esta bastante povoada pelos ditos animais também apelidados de Cervos !




12 BTTistas participaram nesta aventura. Eu, João Afonso e António Cabaço, Abílio Fidalgo, Agnelo Quelhas (hoje o guia de serviço) Dário Falcão, João valente, José Luís, Luís Lourenço, Nuno Maia, Pedro Roxo, Rui Salgueiro e Silvério Correia.



Saímos eram 8h 15m pela Bairro do Valongo e logo aí o A. Quelhas teve um furo o qual nos fez perder algum tempo.



Depois de uma carrada de tacos, lá se conseguiu vedar o furo, de seguida entrámos nos trilhos propriamente ditos por um intenso nevoeiro, e a chuva a ameaçar cair a todo o momento.



Em grande velocidade e em pleno "carrossel" descemos ao Ponsul num breve instante, o qual passámos pela antiga ponte Romana.



Já na outra banda seguimos por "Montes e Vales" até Monforte da Beira, mas antes ainda tivemos que ultrapassar a serra de Monforte por trilhos algo pesados, devido ao barro que teimosamente se agarrava aos pneus, mais parecia cola de contacto.




Em Monforte da Beira bebemos o cafézinho no "Padeiro" o qual deixámos todo sujo, motivado pela lama que caía dos nossos sapatos.



Invertemos o sentido de marcha, agora em direção da cidade de Castelo Branco, passando junto à Igreja Matriz de Monforte da Beira e capela de Santo António, alguns Quilómetros mais adiante o mesmo pneu que no início nos "roubara" vários minutos resolver arriar de vez.





Foi necessário recorrer a uma câmara de ar ! depois de colocada, estávamos prontos a continuar o nosso percurso, mas antes aproveitámos a ocasião da "galera" toda junta, para fazermos a Foto de Grupo do dia.



Novamente por "Montes e Vales" chegámos ao monte da Farropa, junto do qual entrámos em asfalto até ao cruzamento de Malpica do Tejo, onde voltámos a entrar em trilhos até à nova ponte do Ponsul.



Depois de alguns minutos para recuperar forças, e devido ao avançado da hora, decidimos seguir por asfalto até Castelo Branco.
Na rotunda da "Ministra" despedi-me do grupo, e segui para casa.



Foi mais um Domingo de BTT, passado na companhia de bons AMIGOS, por trilhos sempre espetaculares, é caso para dizer "Venha o Próximo"

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante esta fantástica manhã de BTT.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

*****ORJAIS-TORRE-ORJAIS*****

As 1ªs pedaladas do ano 2012 foram feitas no passado sábado.
A ideia (convite) original partiu do AMIGO Silvério Correia à qual prontamente aderi.
Saímos de carro pouco depois das 8H em direção a Orjais (Covilhã) com as nossas Bicis de roda fina.



Demos início à pedalada pelas 9H, 30m rumo à cidade da Covilhã com passagem pelo Teixoso e Canhoso.



Na Covilhã apreciamos a nova ponte pedonal da Carpinteira, de seguida alterámos um pouco o percurso original para passarmos pelo jardim público junto à igreja de São Francisco, onde o Silvério recordou os seus tempos de juventude, e ao mesmo tempo aproveitámos para tirar umas fotos.




Logo de seguida fomos tomar um abatanado e comer algo mais fortificante pois a subida era longa e começava de imediato. Na pastelaria o Silvério ainda teve tempo para cumprimentar um antigo colega de escola.

Mais umas fotos junto à câmara municipal, para mais tarde recordar

Poucos quilómetros de subida já o Silvério ia com a temperatura no vermelho, para tal vai daí toca a tirar roupa mais parecia uma sessão de stiptease !

Junto à barragem do Viriato encontrámos um turista simpático do Porto que fez questão em tirar uma foto connosco, ao mesmo tempo ia dizendo que mais logo à noite iriam ganhar o derby

Depois da breve pausa para as pernas que é a baixa da Nave de Santo António começava aqui a derradeira subida à Torre.

Nova sessão fotográfica junto à Santinha agora feita por outro simpático turista de Alverca

Mais uns metros acima e nova foto agora de fronte ao Cantaro Magro ! he pá Silvério desculpa lá mas eu nunca sei qual é o "gordo" ou o "magro"

É sempre com grande alegria que chegamos ao ponto mais alto de Portugal Continental

Para não variar nova sessão fotográfica aproveitando a agradável temperatura que se fazia sentir para a época do ano.


Antes de iniciarmos a descida, equipamos-nos como deve ser para suportar o terrível frio provocado pela velocidade, e pela baixa temperatura.


A caminho para Manteigas atestámos os bidons na fonte (cachoeira) Paulo Martins

Em Valhelhas mais umas fotos para o álbum de recordações.

Reentramos no concelho da Covilhã com a vila de Belmonte ao longe e a poucos quilómetros do final do nosso percurso.

Finalmente entrámos em Orjais, terra natal do meu companheiro de pedalada e local onde se produzem as frutas mais saborosas de Portugal !

Grande alegria por mais uma Aventura finalizada com sucesso.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de um belíssimo banho retemperador ! seguiu-se um saboroso almoço em família o qual foi finalizado com Bolo Rei e Galette de le Roy !

Fotos *****ORJAIS-TORRE-ORJAIS*****

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço ao Amigo deste passeio (Silvério Correia) a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultou durante todo este fantástico dia, e um agradecimento especial à sua Família, pela simpatia e carinho com que nos receberam.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.