segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

****Treino dos Franceses****

Domingo foi dia de concentração na Devesa, para a habitual "Voltinha Domingueira". Aqui se juntaram 19 BTTistas pelas 8h, com vontade de passar uma bela manhã, praticando este salutar desporto que tanto gostamos.
Já tinha saudades de pedalar com a "Roda grossa" e foi com satisfação que fiquei, quando soube que íamos para as barreiras do Ponsul "treinar" para o "Caminho dos Franceses" no próximo dia 4 de Março.
Antes de sairmos para o percurso, ainda tivemos tempo para apreciar, a nova Bike do Amigo Álvaro Martins (que tenhas muita sorte, e possas desfrutar o máximo)

Aos comandos do Pedro Antunes, lá fomos nós para as "paredes" do Ponsul, com saída pelo "condomínio" da Sapateira, seguiu-se o Medronhal e Revelhinho, cruzámos o ribeiro da Pipa para o monte Fagundes, e num sobe e desce constante lá chegámos aos Maxiais, onde no café "O Joca" bebemos o cafézinho matinal.
O percurso original seguia dos Maxiais para o Vale de Pousadas, mas como havia pessoal já um pouco desgastado, o Pedro pediu-me para orientar o Grupo para as Sarnadas com passagem pelas Olelas, e foi isso que fizemos. Nas bombas das Sarnadas fizemos nova paragem, e aqui encontrámos-nos com um colega do Amigo Fidalgo, para que este nos filmasse do ar com um "aparato" na zona da Estação de Sarnadas. Como a filmagem aqui não correu como o esperado, combinámos com ele que iríamos passar na barragem da Talagueira, onde aí e com tempo, teria oportunidade de fazer o filme ! à sua maneira.
Das Sarnadas até Castelo Branco, o Luís Lourenço pegou nos comandos, e presenteou-nos com mais uns tantos Singles nas Benquerenças, a estrear para todo o Grupo.
À passagem pela barragem da Talagueira, lá fomos filmados novamente ! entrámos na cidade pela Granja Parque, onde seria a sossega, tal não aconteceu porque aí fomos convidados pelo Amigo Nuno Maia, para que no seu quintal degusta-se-mos umas tiras de entremeada, acompanhadas por cerveja bem geladinha ! que bom que soube (Obrigado Nuno)

Foram 60 Kms feitos em pleno Inverno, mas os trilhos mais pareciam de fim de Verão ! horrível mesmo esta seca. Quanto ao "Caminho dos Franceses" venha de lá ele, que com este treino, já nada nos mete medo !

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Álvaro Martins com a sua nova Ibis Mojo SL

Na Devesa local de concentração este Domingo

Primeiros Kms pelo imenso Eucaliptal

Início de mais uma brutal descida em direção ao Ponsul

Final de mais uma brutal subida em direção ao Revelhinho

Ribeiro da Pipa praticamente seco ! em pleno Inverno

Foto de Grupo desta vez tamanho XXL

Até sabia bem chapinhar na água

Pequeno Single aberto por gado caprino

Final de mais uma brutal subida em direção aos Maxiais

Caminho rural antecedendo os Maxiais

Café da manhã nos Maxiais

À porta do café "O Joca" nos Maxiais

Prego a fundo à saída dos Maxias

Estradão rolante antecedendo a subida às Olelas

Túnel agrícola sob a Nac. 3 junto ao nó dos Amarelos

Bom andamento a caminho da estação de serviço das Sarnadas

Nova pausa basicamente para hidratar !

Passagem do Grupo pelo Single junto à estação das Sarnadas

Adrenalina sempre em alta nos Singles da Azinheira e Benquerenças

Barragem da Talagueira nas imediações da cidade

Enaltecido petisco surpresa no final do percurso

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante esta fantástica manhã.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

*****Fritada - 2012*****

Realizou-se hoje a segunda edição da "Rota da Fritada". O local foi o mesmo do ano passado (Café do Pinta) no Casal de Águas de Verão, mas as Bikes foram as elegantes de "roda fina".

O percurso eleito foi: Estrada Nac. Nº 112 pelo Salgueiro do Campo, na subida para o Padrão virámos à esquerda para a Grade, e aqui novamente pela esquerda até Vilares de Cima, com passagem pelas aldeias de Malhada do Cervo, Serrasqueira e Mendares, onde na adega do meu Amigo Helder Oliveira (técnico reparador de eletrodomésticos) bebemos um aperitivo conhecido por "jeropiga" que nos soube muito bem ! (obrigado Helder). Nos Vilares de Cima virámos à direita para a estrada Nac. 233 até São Domingos, onde bebemos o cafézinho da manhã. Pela estrada camarária seguimos até Lomba Chã onde entrámos na Nac. 547 em direção a Vale da Sertã e Outeiro, logo de seguida virámos à direita para Santo André das Tojeiras, aqui continuámos pela Nac. 546 até ao cruzamento do Pereiro por onde passámos, até ao Casal de Águas de Verão foi um saltinho, onde chegámos era meio dia em ponto.

Lá mais atrás, tínhamos cruzado com o Amigo Luís Dias, convidando-o para o "petisco" o qual aceitou prontamente. Depois de comemos a "Fritada" este ano ao estilo das Sarnadas de São Simão ! apanhámos novamente a estrada Nac. 233 agora em sentido de Castelo Branco. Por Sarzedas, Cabeço do Infante e São Domingos chegámos aos Vilares de Cima, e aqui o grupo dividiu-se ! os que tinham o horário mais apertado, seguiram diretos para Castelo Branco, eu e a outra metade do Grupo, fizemos um pequeno desvio pela adega do meu primo Eduardo Lourenço em Mendares, onde uns beberam vinho tinto, outros aguardente ! daqui voltámos novamente aos Vilares de Cima, descemos ao Ocreza e subimos à Taberna Seca, onde parámos no café Belo para beber qualquer coisa, pois "os radiadores" já iam a começar a aquecer.
Até Castelo Branco foram mais 7 kms de pedal e na Quinta Dr. Beirão (café Farrum) fizemos a derradeira sossega a qual se prolongou por mais de 3h !

Os elementos do Grupo que comigo conviveram mais esta "Fritada" foram: (eu) João Afonso, Agnelo Quelhas, Álvaro Martins, Fernando Micaelo, João Caetano, Luís Lourenço, Luís Moreira, Pedro Barroca e Silvério correia.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Concentração na Quinta Dr. Beirão pelas 9h

Saída da cidade pelo bairro de Santo André via Nac. 112

Passagem pelo futuro lagar de azeite junta à Nac. 112

Andamento moderado ainda na Nac. 112

Foto de Grupo na nova ligação Grade - Malhada do Cervo

Pequeno troço em "Pave" na Malhada do Cervo

Passagem pelo enorme olival do Sr. Eduardo Rodrigues

Jeropiga na adega típica em Mendares

Passagem sobre o ribeiro do Vale de Grou

O Grupo à passagem por Santo André das Tojeiras

Chegada ao Casal de Águas de Verão

"Fritada" e convívio no café do meu Amigo Pinta

Início da segunda metade do percurso

Passagem pela vila de Sarzedas

Luís Lourenço com a sua nova e lindíssima "Madone"

O Grupo "com mais tempo" a caminho de Mendares

Prova de líquido espirituoso conhecido por (aguardente)

Foto de Grupo na adega do meu primo Eduardo Lourenço

Despedida antes de retomarmos o pedal

Passagem sobre o rio Ocreza na Nac. 233

Pausa para reabastecer os radiadores aquecidos !

Passagem pelo Ribeiro da Seta em plena Nac. 233

O Silvério a mostrar os seus dotes de fotografo

Derradeira sossega no café "O Farrum" na Qt. Dr. Beirão

Bikes do Grupo "com mais tempo" no local da sossega

Brincando com a "menina" mais nova do Grupo

Trek Madone 6.9 SSL com pedaleiro oval novidade no Grupo

Percurso eleito para a *****Fritada - 2012*****

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante esta fantástica manhã.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

**** Penedo Gordo ****

Hoje mais uma vez a "Voltinha" foi de "Roda fina". A concentração foi na Av. das Palmeiras, e a hora 8h 30m. De vários percursos possíveis para a disponibilidade que o dia de hoje permitia, optámos por ir (novamente) até Vila Velha de Ródão, com passagem pelo "Penedo Gordo" . O Penedo Gordo é um "carocito" ali para os lados do Gavião de Ródão, inserido na Serra das Talhadas, da estrada camarária até junto das (Antenas da PT) são 2Kms 600m, e o desnível é de 240mts, hoje até houve quem lhe chamasse o "mini Angliru"

O percurso total foi então pedalar no IP2 até o Alvaiade, aqui virámos à esquerda para Gavião de Ródão, subimos ao "Penedo Gordo" onde tirámos várias fotos e apreciámos a "brutal" paisagem que daí se avista principalmente para SE, onde Vila Velha de Ródão mais parecia uma tela de um filme do realizador Francis Ford Coppola "Apocalypse Now" tál não era a quantidade de fumo, emanado das várias fábricas ali existentes. Descemos ao Gavião de Ródão, e Vila Velha de Ródão, onde fizemos a maior pausa do percurso na Bolaria Rodense aqui o Abatanado foi o mais solicitado ! daqui seguimos via Nac. 18 pelo Coxerro até ao cruzamento dos Perais para onde nos encaminhámos, passámos Vale de Pousadas e Alfrívida, subimos aos Cebolais de Cima, e entrámos na cidade por onde tínhamos saído (zona industrial). Pouco passava do meio dia, por isso ainda fomos fazer a sossega no Café "O Farrum" na Qt. Dr. Beirão.

Os elementos que fizeram parte do grupo de hoje foram: (eu) João Afonso, João Caetano, Paulo Neto, Pedro Barroca e Silvério Correia.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saída da cidade pela Rotunda do Milénio em direção à zona Industrial

IP2 antes da estação de Combustível das Sarnadas

IP2 à passagem pelo cruzamento da Tojeirinha

IP2 a caminho do Alvaiade, Penedo Gordo ao longe

N241 que liga Alvaiade a Vila Velha de Ródão

Antes do Gavião Vila Velha de Ródão tinha este aspeto

Início da subida ao Penedo Gordo logo acima de 20%

Aqui alivia um bocado mas mais acima rondou os 30%

Foto de Grupo junto ao retransmissor da Portugal Telecom

Em cima tudo negro dos incêndios em baixo fumo e mais fumo

depois de algumas peripécias ! foto de grupo no mesmo local

Ala que se faz tarde daqui para fora

Celtejo - Empresa de Celulose do Tejo S.A.

Abatanados cada vez com mais adeptos !

Pausa XL para confraternização

Nac.18 Coxerro em tempos apelidado de "calcanhar do mundo" !
Passagem pelo Vale do Lucriz em direção a Perais

Depois de Cebolais de Cima em direção à cidade

Nó das Benquerenças também conhecido por Castelo Branco Sul

Entrada na cidade com placa actualizada !!!

83 Kms 1307mts de subida acumulado


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante toda esta fantástica manhã de Bici de" Roda Fina".

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.