segunda-feira, 8 de setembro de 2008

*** Do Virtual à Realidade ***

Acção indecorosa que se pratica por hábito é um vício ! foi o que este " menino " Luís Lourenço me meteu no corpo no " longínquo " mês de Novembro de 2007 quando me convidou para o auxiliar na equipa organizativa do BTT de Sarzedas. Desde essa data até hoje a minha vida em relação ao BTT tem sido mais ou menos o que tenho postado neste Blog.
Pois desta vez fui eu que convidei o meu " viciador " a me acompanhar numa voltinha lá para os meus lados.


Saímos de Santo André pelas 15h 30m a temperatura estava excelente pois tinha chovido na noite anterior

Passamos pelas Tojeiras, Cabeça Gorda, Monte Gordo, Nave Salgueira

Nesta ultima aproveitamos para provar alguma fruta da época

Na Cerejeira entramos no concelho de Proença -a-Nova, começava aqui o grande " empeno " do dia, nada mais nada menos que 13 Km sempre a subir, sendo os últimos 2 mesmo de ficar " esbugalhados "

Ao passarmos pela Cova do Alvito, notámos que havia por ali gente " outrora aldeia abandonada "

Já nos Lameiros não se viu " vivalma "

Ao chegar à Mó ( aldeia de onde é natural o meu amigo Afonso Vaz Afonso ) . Aqui pensava eu chegar já bastante cansado.

Mas não ! o problema era que eu nunca tinha andado, por estes lados de BTT ( só de Automóvel e em estradas de asfalto ) e não sabia, qual o grau de dificuldade, que iríamos encontrar ao longo do percurso.

Antigo lagar de azeite da Mó

Entre a Mó e a próxima aldeia que é a Dáspera encontrámos este " Apiário "

Era a partir daqui que eu desconfiava, que os batimentos cardíacos, iriam aumentar ! e não me enganei, até chegar-mos lá ao cimo ( os tais 2km ) o pendor do percurso foi bem acentuado.

Mas valeu o esforço ! vale sempre ! a vista daqui é qualquer coisa de extraordinária. ( até a Espanha se avista )

Eu no Google Earth, já tinha feito este percurso algumas vezes !!! só que a realidade no terreno é outra, por vezes bem diferente. Quando íamos a descer, para a aldeia do Sesmo, o caminho que eu pensava estar mais ou menos ciclável, estava cheio de mato e pinheiros, e o pior foi as estevas cortadas que mais pareciam navalhas afiadas !!!

Resultado mais que esperado ( apesar de ter câmaras de ar com produto !? ) espetei dois bocados de esteva no pneu de trás . Ainda metemos ar, com uma bomba de pé que me emprestaram na aldeia, mas não houve nada a fazer, ou melhor houve, foi ligar para casa, para nos virem buscar.

Fracassou ali o percurso que até ao dito local estava a ser um espectáculo em todos os sentidos. Ficou no entanto a promessa de qualquer dia lá voltarmos para o tentar fazer por completo. Pedalamos 30km e faltariam ainda mais cerca de 20km.

Da próxima vez levo pneus de ferro !!! Regressamos a casa na carrinha do meu sogro.

Todas as Fotos do Percurso


Divirtam-se ! Até à próxima !
J. Afonso

Sem comentários: