Já perdi o conto, ás vezes que fui a esta cidade ! na grande maioria das vezes de férias. Só que desta vez, foi a 1ª que lá estive, com o "bichinho das Bikes" A título de curiosidade posso dizer que é uma cidade com 12 milhões de habitantes ( área metropolitana incluída ) é atravessada por um rio, e é conhecida mundialmente por Cidade Luz, devido a ser uma das primeiras cidades a possuir uma iluminação urbana. Claro que já todos sabem, que estou a falar de Paris, capital e maior cidade Francesa.
No que diz respeito a Bikes, a cidade respira " Bikes e mais Bikes " por tudo quanto é sítio ( não tanto como Amesterdão ) mas para lá caminha. Só para alugar existem para cima de 20 mil em mais de 800 "estacionamentos" espalhados pela cidade e o aluguer pode ser diário ( 1 euro apenas !!! ) semanal ou anual. Todas as opções de assinatura, permitem utilizar a Bike gratuitamente,durante meia hora. A Bike pode depois ser devolvida em qualquer um dos inúmeros " estacionamentos " do sistema. Quanto a ciclovias, existem cerca de 400 Km só dentro da cidade.
Alem destas Bikes que são da câmara, existem Bikes de outras empresas que também alugam, bem como lojas de venda com fartura por todo o lado. As ruas são assim autenticas passerelles, onde desfilam Bikes de todos os estilos e modelos, sendo as do " tipo cidade " as de maior numero.
Aqui ficam algumas fotos
Um dos muitos estacionamentos
" Vélib " nome como é conhecida
Estacionamento em pormenor
Outro estacionamento de outra empresa
Peugeot em grande estilo
Outro modelo da mesma marca
Mercedes-Benz !!! altamente
Modelos para todos os gostos
E feitios
Loja de grande marca
Bois de Boulogne sítio exelente para pedalar !!! e não só
Em frente ao Hôtel de Ville ( câmara )
Arco de La Defance zona moderna
Até dentro de igreja !!! uma Lapierre
Uma Bianchi réplica da " Le Tour "
Uma BTT da marca Decathlon
Bikes aos montes
No estado desta tambem se vêm muitas
Estilo !!!
E mais estilo
Vélib na avenida Champs-Élysées
Polícia nas arcadas do Louvre
Para terminar, só quero dizer que quando lá forem, não deixem de experimentar a sensação que é, pedalar por aquelas ruas e avenidas.
Divirtam-se ! Até à próxima !
J. Afonso
Sem comentários:
Enviar um comentário