quarta-feira, 3 de setembro de 2008

***** Férias *****

Já perdi o conto, ás vezes que fui a esta cidade ! na grande maioria das vezes de férias. Só que desta vez, foi a 1ª que lá estive, com o "bichinho das Bikes" A título de curiosidade posso dizer que é uma cidade com 12 milhões de habitantes ( área metropolitana incluída ) é atravessada por um rio, e é conhecida mundialmente por Cidade Luz, devido a ser uma das primeiras cidades a possuir uma iluminação urbana. Claro que já todos sabem, que estou a falar de Paris, capital e maior cidade Francesa.
No que diz respeito a Bikes, a cidade respira " Bikes e mais Bikes " por tudo quanto é sítio ( não tanto como Amesterdão ) mas para lá caminha. Só para alugar existem para cima de 20 mil em mais de 800 "estacionamentos" espalhados pela cidade e o aluguer pode ser diário ( 1 euro apenas !!! ) semanal ou anual. Todas as opções de assinatura, permitem utilizar a Bike gratuitamente,durante meia hora. A Bike pode depois ser devolvida em qualquer um dos inúmeros " estacionamentos " do sistema. Quanto a ciclovias, existem cerca de 400 Km só dentro da cidade.
Alem destas Bikes que são da câmara, existem Bikes de outras empresas que também alugam, bem como lojas de venda com fartura por todo o lado. As ruas são assim autenticas passerelles, onde desfilam Bikes de todos os estilos e modelos, sendo as do " tipo cidade " as de maior numero.

Aqui ficam algumas fotos

Um dos muitos estacionamentos

" Vélib " nome como é conhecida

Estacionamento em pormenor

Outro estacionamento de outra empresa

Peugeot em grande estilo

Outro modelo da mesma marca

Mercedes-Benz !!! altamente

Modelos para todos os gostos

E feitios

Loja de grande marca

Bois de Boulogne sítio exelente para pedalar !!! e não só

Em frente ao Hôtel de Ville ( câmara )

Arco de La Defance zona moderna

Até dentro de igreja !!! uma Lapierre

Uma Bianchi réplica da " Le Tour "

Uma BTT da marca Decathlon

Bikes aos montes

No estado desta tambem se vêm muitas

Estilo !!!

E mais estilo

Vélib na avenida Champs-Élysées

Polícia nas arcadas do Louvre

Para terminar, só quero dizer que quando lá forem, não deixem de experimentar a sensação que é, pedalar por aquelas ruas e avenidas.

Divirtam-se ! Até à próxima !
J. Afonso

Sem comentários: