quinta-feira, 19 de junho de 2008

*** Cova do Alvito ***

Ontem tive que ir à C.D.S. (leia-se casa da sogra ) . Sai de CB pelas 19h 15m, cheguei lá ( Sto. André ) eram 19h 40m. Já à dois dias que sabia que ia lá, e então planeei dar uma voltinha de Bike pelas redondezas. A ideia inicial, era ir visitar a praia fluvial da Couca, e a aldeia da Cova do Alvito, ( esta situada na freguesia do Alvito da Beira, concelho de Proença-à-Nova ) . Como sabia mais ou menos os km que teria que fazer, ( 20 km pelos trilhos ) foi equipar-me o mais rápido possível, e arrancar, pois as horas de sol eram poucas. Pelo sim pelo não levei uma lanterna, não fosse acontecer algum imprevisto.

À saida da C.D.S. ainda fazia sol

Passei pelas Tojeiras em direção à Cabeça Gorda

Cruzei a Nº233 para entrar no caminho da Nave Pequena

Là ao fundo fica o Vale Mourão (onde passei no Domingo )

Entrada da Nave Pequena

Aqui morou gente até aos anos 80

Ribeira do Alvito ( ao fundo Aldeia da Ponte do Alvito )

Antiga Fábrica da Nave Pequena

Aqui chegam a trabalhar cerca de 30 pessoas na indústria de madeiras e derivados como também moagem de cereais

Ao seguir para a Couca, eis que surge a surpresa do dia. O caminho onde eu tantas vezes passei ( 25 anos atrás ) tinha desaparecido, tal não era a quantidade de mato, silvas, estevas, e pinheiros tombados.

Poço da Aveia e lá ao fundo a Couca ( local onde aprendi a nadar !!! )

Aqui passava eu para a Couca, agora como se vê foi mesmo impossível !!! Resultado: para ir para a Couca e seguir para a Cova do Alvito como planeado, tive que voltar para traz, e pedalar mais quatro km que não estavam previstos, devido ao tempo que me restava.

Agora já do outro lado, pude apreciar melhor a Praia Fluvial da Couca, e diga-se que está muito linda. No meu tempo era ao natural !!!

Finalmente passei a Ribeira do Alvito para o lado da Cerejeira Concelho de Proença-à-Nova

Da Cerejeira para aqui, são apenas duas centenas de metros

Cova do Alvito à vista !!! é um espectáculo. Outrora abandonada, ( tal como ontem ) tem agora vestígios de alguém, que para ali vai temporariamente gozar, o pouco do que resta da Natureza em estado puro !!! é sem duvida um local paradisíaco.

Chafariz e forno

Rua da aldeia Cova do Alvito

Pormenor de algumas ruas onde se pode verificar que tudo é construído em pedra de xisto.

Ribeira do Alvito mesmo junto à aldeia da Cova do Alvito

Entretanto fiquei sem bateria na Digital, e o Tlm com a pouca claridade tira fotos com pouca nitidez. Arranquei então em direcção a povoação de Sobrainho da Ribeira, segui-se o Vale Chiqueiro, onde percorri cerca de um km no percurso dos " Trilhos de Xisto ", depois cruzei novamente a Nac. Nº233, em direcção às Tojeiras, onde volto a entrar outra vez mais, no mesmo percurso " Trilhos de Xisto " agora em sentido contrário, até ao local de partida dos mesmos, o que para mim seria a chegada já em plena escuridão ( 21h 30m )valeu-me a lanterna.
Em relação à voltinha, ( 22 km ) no que me diz respeito, foi percorrida com grande sentimento de nostalgia ! de qualquer maneira espero repeti-la mais vezes, e com mais tempo, para poder recordar melhor, outros tempos que já não voltam !!!

Divirtam-se ! Até à próxima !
J. Afonso

1 comentário:

Nanda disse...

ola. descobri este ano a praia fluvial da couca e apesar de so la ter estado umas horas confesso que me apaixonei pelo sitio.. e depois de ter visto estas fotos lindas dos arredores, mais vontade tenho de voltar e descobrir mais....
obrigada
Nanda