quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

***** Trilhos de Xisto 2008 *****


14 Dezembro 2008 - TRILHOS DE XISTO - Stº André das Tojeiras
"Um passeio por trilhos espectaculares, desenrolado na senda dos fornos comunitários.
Á semelhança do ano passado, os Trilhos de Xisto 2008, vão-se desenrolar por trilhos espectaculares, singles, hortas, ribeiras, enfim, uma panóplia de cenários propícios à prática da nossa modalidade. Vamos ainda, como é habitual, criar um ambiente nostálgico e também pedagógico em torno dos fornos comunitários

No ano passado, "Na senda dos Lagares de Azeite" tivemos oportunidade de visitar lagares de azeite, uns em funcionamento, outros em ruínas, tivemos ainda a oportunidade de degustar as tradicionais "tibornas" e visitar o tradicional lagar de Ferrarias em laboração.

Na edição deste ano, o lema é "Na senda dos fornos comunitários", as surpresas vão ser muitas.

Levantando a ponta do véu, digamos que ... haverá três fornos comunitários em laboração durante o percurso, um no local do abastecimento, onde se confeccionarão bolos caseiros e outras iguarias, outro onde será cozido o pão para o almoço e outro ainda que também estará a cozer pão, mas desta vez para as tradicionais tibornas (pão caseiro torrado com azeite e açúcar amarelo).

Vai haver banhos de água quente (o problema já está resolvido), chouriças assadas e tinto do novo, para os que não chegam em primeiro, não desanimem porque à chegada haverá , um repastado almoço e ainda umas lembranças originais.

A organização desta vez será da MAGAREFA - Associação Florestal de St.º André das Tojeiras, juntamente com o blogue CASTELO.BRANCO.BY.BIKE (rarn) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Junta de Freguesia de St.º André das Tojeiras entre outras entidades.

As inscrições serão limitadas a 150 participantes e estarão abertas a partir do dia 8 de Novembro até ao dia 12 de Dezembro ou até se atingir o limite de inscrições.


Inscrevam-se já... de que estão à espera !!!???

Divirtam-se ! Até à próxima !
J. Afonso

Sem comentários: