sábado, 5 de fevereiro de 2011

***** Rota das Eólicas *****

Hoje (eu) João Afonso e os Amigos António Cabaço, Luís Lourenço e Silvério Correia fomos pedalar para a zona de Sarzedas. Foi o Luís que se lembrou de fazermos este pedal mas fui eu que lhe meti na cabeça para subirmos às eólicas do Moradal.

Saímos de Sarzedas em direcção à serra da Vila donde pudemos desfrutar logo quase à partida de uma vista fantástica para a Serra das Talhadas. Descemos até ao Casal Águas de Verão no intuito de aí bebermos um cafézinho só que o estabelecimento ainda se encontrava encerrado àquela hora.
Continuámos depois pelo Vale da Santa, Salgueiral e Sesmo onde tirámos a 1ª Foto de Grupo. Seguiu-se a aldeia de Pomar e apartir daqui foi sempre prego a fundo ! tal não era inclinação do trilho (mais que Dáspera!) lembrei-me eu afinal até que nem é assim tão longe da mesma. Antes dos Poeiros enveredámos por um estradão até ao parque eólico.
A vista daqui é deveras fantástica. Antes de iniciarmos a descida para a Cardosa ainda tirámos nova foto de Grupo.
Da Cardosa em diante foi sempre a rolar por estradões alguns deles feitos em descida a alta velocidade. Na subida final para Sarzedas todas as charcas que apareciam tínhamos que tirar uma foto de Grupo (ordens do Luís !)
A chegada a Sarzedas deu-se pelas 13H 30m.

Daqui seguimos para Mendares onde fomos almoçar um petisco à maneira "tipo caseiro" preparado pelos país do Luís aos quais aqui agradeço publicamente.

Gostei muito deste passeio apesar da sua dureza, mas com gosto, e alguma persistência tudo se faz.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Este foi o menino que teve a ideia deste pedal !

Daqui foi de onde saímos

Os primeiros Kms foram fresquinhos

Assim se mostra quem tem (coragem) de ultrapassar o frio !

1ª foto de Grupo na praia fluvial do Sesmo

É verdade sim Srº o que a foto diz !

Fantástico cenário da ribeira do Sesmo à passagem pelo Pomar

Pedalando em pleno parque eólico do Moradal

Foto de Grupo lá do alto com as serras da Gardunha e Estrela ao longe

A minha Canyon e um dos vários aerogeradores

Passagem pela aldeia da Cardosa

Um de muitos estradões que pedalámos durante o percurso

Início da subida final para Sarzedas

Foto de Grupo numa charca

E mais uma noutra charca !

Passagem em frente ao centenário Pelourinho de Sarzedas

Chegada ao local da partida

Alguns dos ingredientes do almoço

Última foto de Grupo na adega do Lourenço (Pai)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Slide Show ***** Rota das Eólicas *****

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vídeo ***** Rota das Eólicas *****

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos de hoje a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram durante toda esta fantástica aventura e ao Luís um " Obrigado especial" pela ideia ! extensivo à respectiva família Lourenço.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

2 comentários:

GINETAS BIKERS. disse...

sin duda una ruta muy bonita,disfrutando de ese parque eolico ademas del grupo de bikers.un saludo bikers,nos vemos la semana que viene.

OFF ROAD BIKERS disse...

olá companheiros do ciclismo!!! linda paisagem e belas fotos... enquanto pedalamos debaixo de sol escaldante vocês curtindo um frio de deixar o capim branquinho... bem legal!!!!