quarta-feira, 9 de maio de 2012

*****Ciclo-peregrinação Castelo Branco-Fátima*****

No passado Domingo decorreu mais uma "Ciclo-peregrinação Castelo Branco-Fátima" da família Albiciclista. Foi a 2ª vez que fiz este percurso por asfalto (1ª em Grupo) e fiquei a adorar ! ao ponto de já estar a ficar ansioso, por ter que esperar um ano pela nova edição.


Os elementos da Família foram: António Cabaço, (eu) João Afonso, José L. Tavares, Luís Cabaço, Luís Lourenço, Martim Lopes, Nuno Eusébio, Pedro Barroca, Silvério Correia e Vasco Sequeira.


Saímos de Castelo Branco eram 6h 40m pela zona Industrial, e pelo IP2 fomos até ao Perdigão. Aqui entrámos na Nac. Nº241 até às Moitas, onde no café São Gens tomámos o cafezinho da manhã. À saída das Moitas seguimos pela Nac. Nº241-1 até ao Cabo, onde virámos à direita para Amêndoa. Um Km mais adiante estávamos no Robalo, onde mais uma vez tivemos direito a reabastecimento na adega do Pai dos companheiros Cabaço. Aqui, com toda a simpatia e boa disposição nos serviram pão, chouriço, queijo e muito !!! vinho, para sobremesa umas papas de carolo, que estavam divinais (da minha parte um grande bem-haja) à família Cabaço.


Daqui em diante o alvoroço foi enorme (no bom sentido) à nossa passagem pelas localidades seguintes, muita alegria, muita camaradagem, mas tudo dentro do maior respeito, tanto a nível de transito, como de pessoas que íamos encontrando ao longo do percurso.
Seguiu-se Amêndoa e Vila de Rei, descemos ao rio Zêzere onde em cima da ponte fizemos nova paragem para uma foto de Grupo, e apreciar o local. Depois da longa subida entrámos em Ferreira do Zêzere, onde nova paragem foi feita desta vez na pastelaria "Rosa do Zêzere" para que cada um comece e bebesse, o que bem lhe apeteceu. À saída de Ferreira entrámos na Nac. Nº110 até Tomar, onde passámos "100 stress" daqui continuámos pela Nac. Nº113 até Alburitel, onde fizemos a última paragem para comer e beber mais qualquer coisinha, pois todos sabíamos que mais adiante a subidita final era a mais complicada do dia, e por isso uma barrita energética vinha mesmo na altura certa ! depois de Ourém, na Melroeira virámos para Fátima via Atouguia, para enfrentarmos a subidita final (cada um ao seu ritmo) lá chegámos todos ao cimo onde reagrupámos, para logo depois pedalarmos o Km final até ao Parque Nº2, onde as famílias já nos esperavam.


A grande deceção do dia veio a segui a quando nos encaminhamos aos balneários e os mesmos se encontravam encerrados (15h 30m) !!!

Seguiu-se um lanche XXL em família, onde a comida e bebida foi partilhada com todos, e a alegria e boa disposição foram o prato principal.

Finalmente fomos ao Santuário, onde cada um à sua maneira passou o tempo necessário.

Regressámos no final da tarde (eu) o Silvério, Luís e o Pedro na carrinha do Fernando, irmão do Silvério a Castelo Branco via Sertã.


------------------------------------------------------------------------------------------------
Primeiras pedaladas à saída da cidade via IP2
Pela Nac. Nº3 em direção a Sarnadas de Ródão
A esta hora a temperatura ainda era baixa !
No cruzamento da Tojeirinha com a serra das Talhadas ao longe
No Perdigão virámos para o IC8 Nac. Nº241
Passagem pelo rio Ocreza com neblina matinal
Cafezinho nas Moitas para aquecer um pouco
Os irmãos António e Luís Cabaço
Depois das Moitas entrámos na chamada estrada de Abrantes
Passagem pela aldeia de Vale da Carreira (Proença-a-Nova)
Mesão Frio, início do concelho de Mação
O Pai Cabaço, junto aos dois filhos
Na adega com bom vinho e bom pão e muita alegria e camaradagem
Peripécias depois da adega !
Depois do Robalo a energia ia no máximo !
Vila de Rei, centro geodésico de Portugal
Cada vez que por aqui passo não sei porque mas lembro-me do achigã !
Foto de Grupo em cima do rio Zêzere
Pequena pausa para reagrupar em Ferreira do Zêzere
Paragem na pastelaria Rosa do Zêzere
Passagem pela Quinta da Martinela
Entrada na cidade de Tomar
Passagem por Tomar em cima do rio Nabão
Pequena pausa para reagrupar e reabastecimento de água
Estação da Refer - Fátima em Vale dos Ovos
Pedalando depois da cidade de Ourém
Nuno Eusébio e António Cabaço antes da subida final para Fátima
Vermelhos ! e Verdes ! no cimo deu empate
Reagrupar à entrada na cidade de Fátima
Foto de Grupo da família Albiciclista no parque Nº2
Para mais tarde recordar
Brinde à proeza de mais um grande dia de convívio
Foto de Grupo para mais tarde recordar
Um dos momentos mais aguardados
O Silvério colocando as suas velas
Capelinha das Aparições no Santuário de Fátima
Santuário de Fátima no Domingo 06 de Maio de 2012
No regresso passámos pela vila da Sertã
-------------------------------------------------------------------------------------
Fotos *****Ciclo-peregrinação Castelo Branco-Fátima*****
-------------------------------------------------------------------------------------
Mapa *****Ciclo-peregrinação Castelo Branco-Fátima*****
-------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos desta Ciclo-peregrinação Castelo Branco-Fátima a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante toda este fantástico dia de Bike de Roda fina .




Realço a façanha e a proeza do Luís Lourenço pela sua 1ª vez e do Nuno Eusébio pela seu regresso depois do brutal acidente rodoviário.

Divirtam-se !

Até à próxima !

João Afonso.

1 comentário:

Silvério disse...

Mais uma peregrinação a Fátima, desta vez com as nossas “Amantes Elegantes”!
Uma dezena de Amigos reuniram-se Pelo Puro Prazer de Pedalar e pelo objectivo de prestar, uma vez mais, uma homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Este ano, por coincidência, ainda mais elevada por ser o dia da MÃE, uma SENHORA sempre presente nas nossas vidas e um facto que ninguém esqueceu!
Esta peregrinação/passeio aconteceu num clima de permanente harmonia e boa disposição, responsabilidade de TODOS os participantes, dos que a fizeram a pedalar, dos que simplesmente nos acompanharam e também da Família Cabaço, que mais uma vez nos receberam em sua casa para nos reconfortar com a sua habitual simpatia, deliciosas iguarias e uma importante reposição de “líquidos”, com cinco litros de um “néctar caseiro” (sumo de uva), que eu classifico de Muito Bom!
No final, e já no Santuário de Fátima, o habitual piquenique, tipo cereja no topo do bolo, em que a boa disposição se manteve e momentos de saudável convívio ficam registados na mente de todos. Deste piquenique fizeram parte iguarias que me levaram a chegar a casa, em conjunto com as anteriores, com quase mais 2 KG (???) do que aqueles com que saí!!! Para além de mais 5 litros do tal néctar, embora fosse tudo muito bom, vou destacar três especialidades que rechearam a mesa, duas da Sertã, os famosos Bucho e Maranho, e uma de Castelo Branco, o não menos famoso e delicioso Queijo de Ovelha!
Com a fasquia colocada a um nível destes, na próxima temos um grande desafio pela frente! É que estes atletas procuram incessantemente a melhoria contínua!
Também quero deixar o agradecimento publico ao meu irmão por mais uma vez se ter disponibilizado para nos prestar assistência e garantido o regresso a casa!
Obrigado a TODOS e GRANDE Abraço e até à próxima!
Silvério
P.S. Um abraço especial para o Nuno Eusébio pelo excelente desempenho após a paragem forçada e outros para o Luís Lourenço, "o estreante" nesta classe de distancias!
João, reportagem muito boa e à altura do evento!