terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cadê a GR 10 ?

Domingo 8h na Devesa, juntaram-se 12 BTTistas (eu)  João Afonso, Abílio Fidalgo, António Cabaço, Filipe Salvado, Jerónimo, José Luís, Nuno Dias, Nuno Maia, Pedro Antunes, Pedro Barroca, Rui Salgueiro e Silvério Correia para a habitual " Voltinha Domingueira " e mais dois companheiros que encontrámos a caminho da zona industrial, os quais não sei o nome ! 
O objetivo principal da Voltinha foi ir descobrir o troço da " GR 10 " entre a antiga praia dos Gaviões no rio Ocreza e a aldeia dos Bugios, para que o Pedro Antunes " in loco " pudesse avaliar o mesmo para uma futura aventura. 
 Bebemos café na Represa, daqui seguimos pelos Amarelos e Carapetosa, antes dos Rodeios virámos à direita para a praia dos Gaviões. Desta vez a passagem pelo açude foi algo arriscada ! pois as pedras encontravam-se bastante escorregadias, mas com cuidado, todos passámos sem problema. Já na margem direita do Ocreza, entrámos na tal GR 10 ! o que para mim se veio a revelar uma grande deceção pois o trilho encontra-se bastante fechado por mato, estevas, e outros arbustos, os quais nos impediam de pedalar, obrigando-nos a fazer PTT várias vezes, sendo a passagem da ribeira das Ferrarias a mais complicada.
Nos Bugios entrámos no asfalto até à ponte do Porto Largo no rio Ocreza, logo depois à esquerda entrámos novamente nos trilhos, até ao cruzamento do Chão das Servas. Daqui até ao Alvaiade voltou a ser por asfalto, até Castelo Branco foi pelo trilho paralelo ao IP2 com passagem pelos Rodeios, estação das Sarnadas e Represa, subimos as Olelas, para finalmente entrámos na cidade cerca das 13h com 67 Km.
Apesar da dita GR 10 ter sido uma deceção ( para mim ) foi uma excelente manhã de BTT passada em ótima companhia, e onde a amizade, o companheirismo, e o espírito de  entre ajuda ficaram bem vinculados.
----------------------------------------------------------------------------------
Saída da Devesa pouco depois das 8h
Passagem pelo Single track que antecede a Represa
Estradão junto à linha da Beira Baixa antecedendo os Amarelos
Saltando a linha na ligação Amarelos - Carapetosa
Estradão na ligação Carapetosa - Rodeios
O mesmo uns Kms mais à frente
Chegada à antiga praia fluvial de Gaviões
Passagem do rio Ocreza sobre o perigoso açude
Perigoso mas lindo !
Single track já na dita GR 10
Aqui na mesma, ainda dava para pedalar
À passagem pelo ribeiro das Ferrarias era de todo impossível
Tal como no acesso ao estradão seguinte
Foto de Grupo junto à foz do ribeiro das Ferrarias no rio Ocreza
Passagem pela aldeia de Rodeios
Single track depois da estação de Sarnadas de Ródão
Passagem junto ao restaurante da serra das Olelas
Foto de ( meio ) Grupo na serra das Olelas
Single track final na entrada no bairro do Valongo
----------------------------------------------------------------------------------

P.S. Inadvertidamente eliminei o último Post deste Blogue " 100-Gps-100-Fitas-100-Conta-km
Por tal lapso as minhas desculpas !

----------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante esta fantástica manhã de BTT.

Divirtam-se !
Até à próxima
João Afonso.

1 comentário:

Silvério Correia disse...

Cade? Talvez seja Cadê!
Para mim o GR10 não foi de todo uma decepção! Achei um trilho muito interessante e espectacular. É verdade, bastante exigente em termos técnicos na descida e, a subida a obrigarem a levar a "amante bem constituída" ao colo. Mas não faz tudo isto parte do BTT? Já vi e fiz pior.
Agora, uma grande verdade é que uma Grande Rota (GR), devia ser acarinhada e mantida condignamente. Mas no nosso país todos sabemos que bem tratados só os ...
Um abraço
Silvério