terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Rota do Leitão - 2013

"Um pequeno passeio de BTT, mas uma grande maratona gastronómica" quem diz isto é o Amigo Pedro Tavares mentor deste projeto  (que já vai na 5ª edição) e não se engana ! pois para mim foi o 2º ano consecutivo, e mais uma vez se confirmou o esplendoroso dia de convívio e camaradagem, acrescido do enorme manjar que nos presentearam, onde o leitão foi o prato principal.
Os BTTistas de Castelo Branco foram:(eu) João Afonso, Abílio Fidalgo, Álvaro Martins, António Cabaço, Cláudia Fernandes, Dário Falcão, João Caetano, José Luís, Luís Lourenço, Paulo Neto, Silvério Correia e Sérgio Roque.
O percurso escolhido pelo Pedro Tavares, este ano era um pouco mais "elaborado" mas devido à imensa chuva, que teimou em cair durante toda a manhã, e o atraso logo à partida, o mesmo teve que ser alterado, ficando mais curto, com alguns troços bastante giros a ficaram por trilhar (com muita pena do Pedro) mas os mesmos tiveram que ser anulados, para evitar que a hora do almoço não ficasse muito tardia. Apesar destes contratempos todos, ainda assim foi um bonito percurso, onde tivemos singles tracks, estradões panorâmicos, e visitámos algumas aldeias interessantes, destaque para a Figueira considerada Aldeia do Xisto no concelho de Proença-a-nova.
Depois do merecido banho, lá fomos para a Adega Alves onde nos serviram o almoço, sendo este composto por umas entradas à base de tripas com cogumelos (muito boas quem comeu) eu preferi um queijo fresco, que também me soube muito bem. Seguiu-se uma canja quentinha, e logo depois o tão ansiado Leitão, acompanhado com batatas no forno, e migas de couve, as sobremesas foram elas também do melhor, em grande quantidade e enorme qualidade, sendo a Tigelada a mais apreciada por mim. Finalmente bebemos café, e o convívio continuou pela tarde fora, eu o Luís Lourenço despedimos-mos e regressámos a Castelo Branco.
Terminava assim mais um dia de BTT, passado na companhia de Bons Amigos, onde o convívio, a camaradagem, e a alegria fora compartilhada por todos, e mais uma vez (no meu caso) concluí que acabara de ter um dos melhores dias do ano, no que ao BTT diz respeito.
*********************************************************************************
8h 15m na Qt. Dr. Beirão, preparadas para sair para o Vale Clérigo
Junto aos balneários do Peral onde mais tarde tomámos banho
No Café Alves - Vale Clérigo tomámos o último café da manhã 
  Se tivesse um irmão, tanto que eu gostava de pedalar com ele
Primeiros metros de pedaladas já debaixo de chuva
Mesmo com chuva ninguém ficou sem pedalar 
Durante os primeiros Kms tivemos a companhia de dois GRandes atletas
Eu na minha "ramona" e o Gonçalo Tavares em grande estilo promissor
Passagem por uma das várias aldeias do xisto
Uma das poucas subidas do percurso em direção a Giesteiras
Apesar do frio e muita chuva ainda deu para aquecer
Passagem por um de vários single tracks do percurso
Ensaio de roda 39 pelo animador de serviço
Aqui o single track estava escorregadio devido à chuva que caía 
Passagem pedonal junto ao lugar de Marcelino povoação abandonada
"Esbardalhanço" sem grandes consequências do animador de serviço
Foto de Grupo junto à praia fluvial da Froia
Eu e o Amigo Sérgio Roque que pela 1ª vez pedalámos juntos
Tratamento de pele ! só com produtos naturais
Passagem pela praia fluvial da Froia
Adega Alves, local onde almoçámos
Gonçalo Tavares junto a um dos magníficos leitões
Este foi o meu, e fui eu o decorador !
Panorâmica geral da Adega Alves
*********************************************************************************
Para terminar resta-me agradecer ao Pedro Tavares pelo convite , ao Luís Lourenço a boleia, e aos restantes elementos do Grupo o meu bem-haja por tudo.

Divirtam-se
Até à próxima
João Afonso.

2 comentários:

OFF ROAD BIKERS disse...

Essa rota gastronômica me deu agua na boca. Boa comida e bicicleta. Bela pedida

Silverio Correia disse...

O Pedro Tavares, o GRANDE criador e impulsionador deste EVENTO, resumiu de forma sublime o que se pode dizer sobre o mesmo.
"Um pequeno passeio de btt, mas uma grande maratona gastronómica"!
AGRADEÇO e dou os PARABÉNS, mais uma vez, ao Pedro e a todos os que, directa ou indirectamente, com ele trabalharam para nos proporcionarem momentos tão "deliciosos"!
Parabéns também aos "media" presentes, que através das fotografias e relatos muito bem conseguidos, partilham e divulgam estes momentos ALTOS desta nossa paixão/hobby/desporto, em todas as vertentes.
GRANDE ABRAÇO
Silvério