segunda-feira, 13 de junho de 2011

***** Visita à Viúva *****

10 de Junho é feriado cá por este cantinho à beira-mar plantado. Por esse motivo sexta-feira foi dia de pedal, e os elementos que comigo compartilharam este excelente dia foram: (eu) João Afonso, António Cabaço, Luís Lourenço, Nuno Eusébio, Pedro Barroca e Silvério Correia.

O mentor deste belo passeio foi mais uma vez o A. C. que desde já agradeço por partilhar comigo estes fantásticos trilhos.

Saímos de Castelo Branco pelas 7h via A23, e fomos montar o " Staff " a Envendos.

Pouco depois das 8h lá partimos para os trilhos, mas já antes tínhamos tomado café tamanho xl, no nada simpático ! Café Libanío.

O nossa missão era fazer uma " Visita à Viúva " Hehehe... chamam-lhe assim por ser uma torre Aero-Geradora solitária, que se encontra no chamado Monte Velho, ali para os lados da barragem da Pracana.
Não se sabe ao certo se por causa dos Verdes ! se dos Vermelhos ou Azuis o fato é que não autorizam que a pobre torre tenha companhia ! ouvi dizer que na zona existem uns Morcegos em via de extinção, e então não concedem licença para instalar mais nenhuma torre naquele local !
Já tive a faculdade de estar em vários montes, onde existem torres deste género, e até agora este é o mais fantástico quer pela beleza, quer pela magnitude do local, ou talvez pelo fato de ter ao ser sopé, a albufeira da barragem da Pracana.
A "visita" foi demorada pois aqui tirámos mais uma foto de Grupo, e absorvemos as magnificas vistas que daqui se alcançam.

Por estradões a meia encosta, em redor do Monte Velho fizemos vários quilómetros, que nos faziam parar constantemente para apreciarmos a beleza, pois ele era de um lado a albufeira da barragem, e do outro a imponência do Monte Velho, até que chegámos ao Pego da Rainha com nova paragem esta bastante demorada, pois tivemos direito a banho de " cachoeira " e tudo.

Devido ao banho a Digital meteu ! água, apesar de ser Waterproof ! resultado, as fotos começaram a ficar com manchas, e as restantes até final do percurso foram deitadas para o lixo na maioria dos casos.

Do Pego da Rainha até final passámos por: Ladeira, Termas da Ladeira, Sanguinheira, Vilar da Mó, Furtado, Vale de Coelho e Avessadas entre outras.

No final do percurso em Envendos fizemos um pequeno lanche, como não ficámos totalmente satisfeitos fomos até Vale da Mua e aí sim nos fartámos com um " Tira-gosto " de Barbo frito em molho vinagrete, acompanhado com vinho branco fresquinho para uns, e cerveja também fresquinha para outros.

Regressámos a Castelo Branco a meio da tarde convencidos que tínhamos tido mais um excelente dia de BTT, e que este vai ficar por muito tempo na nossa memória.
A sossega final foi no café Tropical já em Castelo Branco, onde passámos o resto da tarde na conversa.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A " Viúva " no alto do imponente Monte Velho vista da A23

O Grupo à partida de fronte da Igreja Paroquial Nossa Senhora da Graça

Ao longo da ascensão em direção ao Monte Velho

Até o A340-600 da Ibéria fez a vénia

Estradão panorâmico com a aldeia de Zimbreira ao fundo

O Grupo no alto do Monte Velho aos pés da " Viúva "

Espetacular estradão em redor do Monte Velho

Banho na cascata do Pego da Rainha a jusante da Zimbreira

A Canyon Nerve XC 9.0 LTD no Canyon ! da Zimbreira

Espetaculoso vale da albufeira da barragem da Pracana

Pequena pausa a caminho do radar !? do Vilar da Lapa

Antiga ponte Romana sobre a Ribeira de Eiras

Na aldeia de Furtado a repor água oferecida pela bondosa senhora
IMGP3773
Entrada em Envendos no final do percurso

Slide Show ***** Visita à Viúva *****

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante todo este fantástico dia de BTT.

Um "Big Thanks" ao L. L. pela boleia e outro ao A. C. pelo compartilhamento de mais um bonito passeio de BTT.