quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

**** 1º de Dezembro - 2011 ****

371 anos depois, comemorámos pela última vez ( como feriado ) o dia da Restauração da Independência de Portugal.
Se para o Jantar de Natal de amanhã se inscreveram para cima de 3 dezenas de comensais (muito bom) oriundos de vários grupos de BTTistas Albicastrenses, já hoje apareceram para pedalar acima de 2 dezenas !!! lindo.



(Eu) João Afonso, Luís Lourenço, Marco Rodrigues, Sérgio Marujo e Silvério Correia juntámos-nos junto ao parque de estacionamento do Modelo, já os restantes saíram da Devesa.


O percurso era basicamente ir até São Fiel via Alcains, Lardosa, Soalheira. Aí chegados quem tinha tempo e queria subir seguia serra acima, quem tinha o horário mais apertado seguia novamente para Castelo Branco via Louriçal, Póvoa de Rio de Moinhos.


Foi isto que efetivamente aconteceu. Saímos eram 8h 15m pelo Vale do Romeiro e até Alcains passámos pela Cruz da Légua, Santa Apolónia e o Single Track das piscinas.


De Alcains até à Lardosa foi sempre a rolar através do estradão mais usual que costumamos fazer. Aí chegados estacionámos as bikes junto ao café Tásse Bem e toca a injetar cafeína para o corpo !




Depois da longa pausa seguimos então até São Fiel via Soalheira com passagem pelo Single Track nas traseiras da igreja matriz local.


Em São Fiel tínhamos a BTTista estoniana Maryjo ( penso que é assim o seu nome ) à nossa espeara, para nos fazer companhia durante a subida à serra da Gardunha, e restante percurso até arredores de São Vicente, local onde esta se encontra radicada.


Depois da “ Foto de Família “ tirada em São Fiel despedimos-nos dos restantes companheiros que seguiram diretos para Castelo Branco e nós lá fomos serra acima cada qual no seu ritmo como convém.





Reagrupámos no cruzamento para Casal da Serra seguindo de seguida pelo estradão que dá acesso a esta aldeia.


Em pleno estradão encontrámos um aldeão que se dedicava à apanha de Míscaros tendo este a gentileza de mostrar e nos dizer quais são os bons e os venenosos !


Logo ali demos início à vertiginosa, perigosa e outras coisas acabadas em “osa” até ao Louriçal do Campo.



Passámos pelo Louriçal do Campo sem parar, e seguimos em direção a São Vicente da Beira


Nos arredores de São Vicente da Beira nova paragem, agora para uma foto de Grupo, e nos despedirmos da nossa amiga Maryjo.


Até à Póvoa de Rio de Moinhos foi sempre em ritmo vivo, voltámos a parar junto da igreja local para reagrupar, e despedimos-nos do Marco que aqui reside.


Junto da igreja matriz da Póvoa encontra-se este pelourinho que nem de propósito é de 1640. Serve para eternizar o feito que foi a Restauração da Independência que hoje comemorámos, e que atravéz do feriado nacional nos possibilitou ( talvez pela última vez ) realizar esta excelente Voltinha de BTT.


Da Póvoa até Castelo Branco foi por asfalto via Caféde, chegámos à cidade poucos minutos depois das 13h.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante toda esta fantástica manhã de BTT.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

4 comentários:

Silvério disse...

Parafraseando o João, FOI LINDO ver um grupo tão alargado de ciclistas, hoje de “variadas origens”, mas todos pertencentes aquela, como eu chamo, “FAMÍLIA ALBICICLISTA”, com todos a pedalar segundo a politica dos 4P’s (Pelo Puro Prazer de Pedalar). GOSTEI.
Agora fico à espera que momentos destes se repitam de amiúde.
Até ao próximo desafio, o Jantar e…!
Um abraço para todos

Agnelo disse...

Uma voltinha agradável, com a dura subida da serra e com uma confraternização espetacular... venham mais... quem sabe para os lados da Lousã.

FMicaelo disse...

Boas fotos João! Mas mesmo bonito foi ver a malta assim toda junta. ESPECTÁCULO!
Silvério gostei do nome: Familia Albiciclista... desde já ficas o "pai da criança"! eheheh

Michel Schanuel Girardi disse...

Belas fotos! Estou gostando cada vez mais de Portugal, espero em breve conhecer pessoalmente!

Um abraço