quarta-feira, 22 de junho de 2011

*****IV Castelo Branco-Monfortinho*****

Mais um ano e mais um " Castelo Branco-Monfortinho ". Foi no passado Domingo que eu João Afonso, António Cabaço, Agnelo Quelhas, Álvaro Martins, Fernando Micaelo, Filipe Salvado, Joaquim Cabarrão, João Valente, Luís Lourenço, Pedro Antunes, Pedro Roxo, Ricardo Santos e o Rui Amieiro Bikes nos juntámos na Devesa para mais este bonito dia de BTT.

O objetivo continua e bem a ser o mesmo, ou seja: nós pedalamos daqui até às Piscinas do Clube de Pesca e Tiro de Monfortinho (70Km) e as nossas famílias vão lá ter de carro, para almoçarmos todos juntos, e nos trazerem de regresso a casa.

O percurso foi praticamente igual ao ano passado, e a meu ver assim deve continuar.
Pouco passava das 6h 30m chegou o A. Quelhas ! tirámos a foto de Grupo e aí vamos nós até aos Escalos de Baixo onde tomámos o cafézinho da manhã. Daqui seguimos até Idanha-a-Nova onde já antes na ribeira de Alpreade nos tínhamos juntado ao Grupo de (20) companheiros que vinham de Alcains. Na barragem de Idanha foi o 1º reabastecimento, com a já famosa e cada vez melhor " Bôla de carne " acompanhada com bebida fresca, e fruta variada. Nova foto de Grupo (agora completo) e aí vamos nós a caminho e Alcafozes onde voltámos a parar para novo reabastecimento, reagrupar e reparar um furo na Bike do J. Cabarrão que teimou em não vedar ! Daqui até Toulões foi o sobe e desce do costume, onde o calor começou e de que maneira a marcar presença, e fizemos o último reabastecimento. A aldeia que se seguiu foi a Torre que desta vez não parámos, parámos sim na pista de aviação das Termas para reagrupar todo o Grupo como tinha ficado combinado com o Abílio Fidalgo (Mentor deste bonito projeto).Da pista às piscinas é um saltinho, à qual chegámos cerca das 13h onde as nossas famílias já nos aguardavam.
Depois do banho nos balneários, seguiu-se o farto, variado, e muito bom almoço à sombra das grandiosas árvores do parque.

Nas belíssimas instalações deste clube, passamos o resto do dia uns dormindo ! outros fazendo passeios de canoa pelo lago adjacente, e a maioria mergulhando nas piscinas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Grupo de Castelo Branco na Devesa às 6h 30m (Foto A.Q.)

Passagem pelo Curral do Prego com o Sol de frente

Pequeno Single Track depois do Monte Brito

À chegada ao Escalos de Baixo ainda com algum sono !

Estradão rolante na zona das Bacias

Conjunção de Grupos junto da ribeira de Alpreade

Chegada dispersa a Idanha-a-Nova

No Single Track antecedendo a barragem

A já afamada " Bôla de carne " no 1º reabastecimento

" Loira geladinha " com abundância

Foto de Grupo junto ao 1º reabastecimento

A CANYON LUX MR 9.0 SL junto à barragem Marechal Carmona

Agnelo Quelhas junto à linda albufeira da barragem

António Cabaço junto ao mesmo local da barragem

Pedalando em direção ao 2º reabastecimento (Alcafozes)

Local do 2º reabastecimento à saída da aldeia de Alcafozes

Gorada tentativa de reparação de furo

O avião CANYON LUX MR 9.0 SL junto da Sra do Loreto Padroeira dos aviadores

Ligação Alcafozes x Toulões

Ligação Toulões x Torre

Pausa junto ao aeródromo para reagrupar

Conversando à sombra das magnificas árvores em redor da piscina

Piscinas do Clube de Pesca e Tiro de Monfortinho

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
***** Slide Show *****IV Castelo Branco-Monfortinho*****

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante todo este fantástico dia de BTT.

Um "Big Thanks" ao Abílio Fidalgo por mais um ano ter organizado este fantástico dia de BTT e ao mesmo tempo reiterar-lhe que continue pois já estou com "ganas" do próximo.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CANYON LUX MR 9.0 SL

Sábado de manhã fui testar o "Avião" CANYON LUX MR 9.0 SL que para ser supersónico, só lhe falta os pneus tubeless e inverter o avanço. É isso ! uma verdadeira máquina devoradora de quilómetros, tal é o seu alto índice de progressão tanto em estradões planos como em subida é vê-la galgar terreno atrás de terreno (haja pernas) apenas em descidas, com cascalho solto, a minha CANYON Nerve XC 9.0 LTD me transmite um pouco mais de estabilidade.

Fez-me companhia o Amigo Paulo Neto com a sua Merida O.NINE Team-D.
O percurso foi em redor da cidade, com passagem pela Pedra da Garalheira e Fonte Santa, sempre por estradão até Santa Apolónia (Alcains). O regresso foi pelo trilho habitual, ou seja Cruz da Légua. Ainda fizemos um périplo pelo Castelo, e zona histórica para a fotografia. No total foram cerca de 40Km, onde deu para "ver" que esta é uma bicicleta daquelas que quem a experimenta decerto fica a gostar.

O teste final foi ontem no IV Raide Castelo Branco x Monfortinho, o respetivo Post fica para quando for possível.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu e a CANYON LUX MR 9.0 SL à passagem pela Pedra da Garalheira

Estradão na zona da Qta. da Espadaneira

O Paulo Neto o pouco que andou também gostou

Nós os dois no jardim junto à Igreja de Santa Maria no Castelo

Eu e a CANYON LUX MR 9.0 SL junto à muralha do Castelo

O Paulo aqui é perito ! eu desci a pé

Museu recentemente inaugurado pela nosso Exmo. Presidente

Calçada típica Albicastrense na rua D. Dinis

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Slide Show ***** CANYON LUX MR 9.0 SL *****

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço ao Amigo Paulo Neto a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultou, durante este fantástico passeio de BTT.

Um "Big Thanks" ao Paulo Alves pela faculdade em me emprestar esta bonita e Grande Máquina que é a CANYON LUX MR 9.0 SL


Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

***** Visita à Viúva *****

10 de Junho é feriado cá por este cantinho à beira-mar plantado. Por esse motivo sexta-feira foi dia de pedal, e os elementos que comigo compartilharam este excelente dia foram: (eu) João Afonso, António Cabaço, Luís Lourenço, Nuno Eusébio, Pedro Barroca e Silvério Correia.

O mentor deste belo passeio foi mais uma vez o A. C. que desde já agradeço por partilhar comigo estes fantásticos trilhos.

Saímos de Castelo Branco pelas 7h via A23, e fomos montar o " Staff " a Envendos.

Pouco depois das 8h lá partimos para os trilhos, mas já antes tínhamos tomado café tamanho xl, no nada simpático ! Café Libanío.

O nossa missão era fazer uma " Visita à Viúva " Hehehe... chamam-lhe assim por ser uma torre Aero-Geradora solitária, que se encontra no chamado Monte Velho, ali para os lados da barragem da Pracana.
Não se sabe ao certo se por causa dos Verdes ! se dos Vermelhos ou Azuis o fato é que não autorizam que a pobre torre tenha companhia ! ouvi dizer que na zona existem uns Morcegos em via de extinção, e então não concedem licença para instalar mais nenhuma torre naquele local !
Já tive a faculdade de estar em vários montes, onde existem torres deste género, e até agora este é o mais fantástico quer pela beleza, quer pela magnitude do local, ou talvez pelo fato de ter ao ser sopé, a albufeira da barragem da Pracana.
A "visita" foi demorada pois aqui tirámos mais uma foto de Grupo, e absorvemos as magnificas vistas que daqui se alcançam.

Por estradões a meia encosta, em redor do Monte Velho fizemos vários quilómetros, que nos faziam parar constantemente para apreciarmos a beleza, pois ele era de um lado a albufeira da barragem, e do outro a imponência do Monte Velho, até que chegámos ao Pego da Rainha com nova paragem esta bastante demorada, pois tivemos direito a banho de " cachoeira " e tudo.

Devido ao banho a Digital meteu ! água, apesar de ser Waterproof ! resultado, as fotos começaram a ficar com manchas, e as restantes até final do percurso foram deitadas para o lixo na maioria dos casos.

Do Pego da Rainha até final passámos por: Ladeira, Termas da Ladeira, Sanguinheira, Vilar da Mó, Furtado, Vale de Coelho e Avessadas entre outras.

No final do percurso em Envendos fizemos um pequeno lanche, como não ficámos totalmente satisfeitos fomos até Vale da Mua e aí sim nos fartámos com um " Tira-gosto " de Barbo frito em molho vinagrete, acompanhado com vinho branco fresquinho para uns, e cerveja também fresquinha para outros.

Regressámos a Castelo Branco a meio da tarde convencidos que tínhamos tido mais um excelente dia de BTT, e que este vai ficar por muito tempo na nossa memória.
A sossega final foi no café Tropical já em Castelo Branco, onde passámos o resto da tarde na conversa.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A " Viúva " no alto do imponente Monte Velho vista da A23

O Grupo à partida de fronte da Igreja Paroquial Nossa Senhora da Graça

Ao longo da ascensão em direção ao Monte Velho

Até o A340-600 da Ibéria fez a vénia

Estradão panorâmico com a aldeia de Zimbreira ao fundo

O Grupo no alto do Monte Velho aos pés da " Viúva "

Espetacular estradão em redor do Monte Velho

Banho na cascata do Pego da Rainha a jusante da Zimbreira

A Canyon Nerve XC 9.0 LTD no Canyon ! da Zimbreira

Espetaculoso vale da albufeira da barragem da Pracana

Pequena pausa a caminho do radar !? do Vilar da Lapa

Antiga ponte Romana sobre a Ribeira de Eiras

Na aldeia de Furtado a repor água oferecida pela bondosa senhora
IMGP3773
Entrada em Envendos no final do percurso

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Slide Show ***** Visita à Viúva *****

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante todo este fantástico dia de BTT.

Um "Big Thanks" ao L. L. pela boleia e outro ao A. C. pelo compartilhamento de mais um bonito passeio de BTT.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.