Foi um pouco custoso sairmos para os trilhos, 1º a mudança de hora ! depois a escolha de percurso ! com tudo isto, eram 8h 30m quando entrámos no Single track do Quinteiro, antes da Senhora de Mércules virámos para o Ponsu,l seguiu-se o Forninho do Bispo, e logo de seguida umas quantas descidas, algumas delas bastante adrenalínicas, até ao Monte do Sordo. Já em pleno Vale do Ponsul, seguimos agora por vários estradões, até que cruzámos o que liga o Monte do Pombal, para logo depois pararmos junto à barragem das Casas, onde aproveitámos para tirar roupa, pois o calor já se fazia sentir com alguma intensidade. Continuámos sempre por estradões, uns mais, outros menos rolantes, até que próximo de Belgais, virámos à esquerda para uma subida acentuada com muita pedra roliça, até ao Monte do Cabaço. Aqui virámos outra vez à esquerda, para nova descida agora até ao antigo, e abandonado Monte do Compasso de Baixo, onde fizemos a Foto de Grupo. Passámos a Ribeirinha, ou ribeira dos Escalos, pelo Pontão de Xisto ali existente, para logo de seguida enfrentarmos nova subida até outro monte abandonado, que penso chamar-se Quintalreis. Na zona da Capa Rota alterámos o percurso, e optámos por seguir até às Piscinas de Alcains, para fazermos companhia ao Rui Salgueiro que seguia para o Ninho do Açôr. Aqui despedimos-nos dele, regressando a Castelo Branco via Santa Apolónia, Cruz da Légua.
Era 12h quando chegámos à rotunda da "Racha" com tempo ainda disponível, fomos fazer a sossega no bar da Associação da Boa Esperança.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nos Domingos a concentração dos BTTistas continua a ser na Devesa
Ligação em Silgle Track das Palmeiras ao Quinteiro
No estradão que liga o monte de São Martinho à Srª de Mércules
Descida adrenalínica para o Ponsul
Em pleno vale do Ponsul
A fotogénica barragem das Casas
Foto de Grupo junto ao monte outrora habitado do Compasso de Baixo
Passagem sobre a ponte da Ribeirinha ou ribeira dos Escalos
Bonito estradão rolante depois da Fonte Santa
Na ligação do Monte de São Luís com a Nac. 240 (dos Escalos de Baixo)
Cores da Primavera apesar da terrível seca na Quinta da Espadaneira
Passagem de nível a caminho das piscinas de Alcains
Depois da barroca de São Bartolomeu nos arredores da cidade
Sossega na esplanada da Associação da Boa Esperança
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante esta fantástica manhã de BTT.
Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.
2 comentários:
Boas! A primavera deixou os trilhos de Portugal ainda mais belos!! As fotos estão cada vez mais bonitas! Dá gosto de ver esse blog :)
Um abraço!
Sem dúvida um belo passeio para dar as boas vindas à linda "Prima", a Vera!
Sou obrigado a assinar no que é dito pelo Michel Girardi, as fotos estão de facto cada vez mais bonitas! Dignas de um verdadeiro profissional! Acho que o Agnelo começa a estar preocupado com a concorrência! Eu acho que nem o fotoshop conseguia tanto tal resultado!
Parabéns João e não desistas!
Um grande abraço para todos!
Silvério
Enviar um comentário