terça-feira, 20 de março de 2012

**** Casal da Serra ****

Abílio Fidalgo, Álvaro Martins, António Cabaço, (eu) João Afonso, José Tavares, Luís Moreira, Manuel Dias, Martim Lopes, Nuno Maia, Pedro Antunes, Pedro Barroca, Rui Salgueiro e Silvério Correia foram os 13 BTTistas que se juntaram no passádo Domingo na Devesa para a habitual "Voltinha Domingueira".

Depois de várias hesitações, o Pedro Antunes propôs uma "Voltinha" até ao Casal da Serra, com subida pela vertente de São Vicente da Beira, o Grupo concordou e pelas 8h 15m lá iniciámos o percurso com saída da cidade pelo bairro da mina e Tapada das Figueiras. Até ao cafezinho matinal passámos por Srª do Valverde, Três Toneladas, Srª da Encarnação, e num sobe e desce constante, na maioria plano ! chegámos à barragem do Pisco, e logo de seguida São Vicente da Beira, onde na Pastelaria Amoroso comemos, e bebemos a dose de cafeína habitual.
O Nuno Maia com horário mais curto regressou a casa, nós subimos ao Casal da Serra por um trilho espetacular que eu não conhecia mas fiquei a adorar. Aqui tirámos a foto de Grupo, e de seguida descemos ao Louriçal do Campo pelos "SS" dos depósitos de água.
Com os ponteiros do relógio já próximos do meio-dia, resolvemos seguir por alcatrão até à Lardosa, onde os companheiros José Tavares e Martim Lopes nos deixaram, nós regressámos a Castelo Branco pelos trilhos habituais via Alcains, Cruz da Légua.
Eram 13h quando entrámos na cidade, cheguei a casa com 79 Kms.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Local de concentração na Devesa junto ao magistral ! lago

Igreja de São Miguel, Igreja matriz ou Sé Catedral de castelo Branco

Passagem pelo Passadiço do Jardim do Paço

Igreja da Santa Casa da Misericórdia

Passagem pela Tapada das Figueiras

Estradão rolante depois do Vale Cabreiro

Continuação do mesmo em andamento moderado

Antiga casa paroquial de São Vicente da Beira

Última subida antes de São Vicente da Beira

Rua Nova do Quintalinho em São Vicente da Beira

Igreja Matriz de São Vicente da Beira

Bonito Single Track para o Casal da Serra

Final do mesmo já no Casal da Serra

Foto de Grupo no Casal da Serra

Descida para o Louriçal do Campo pelos "SS" dos depósitos de água

O "El Comandante" do dia durante a mesma descida

Reagrupamento no final da descida dos "SS"

Capela de São Sebastião no Louriçal do Campo

Reabastecimento junto à "Obra da Ditadura" no Louriçal do Campo

Saída de Louriçal do Campo, pelo bonito Santuário de Nossa Sra de Fátima

O extrovertido e Gr Amigo, companheiro, José Luís Tavares

Ligação Louriçal do Campo - Lardosa em asfalto

JLT e a sua "Amante" mais corpulenta que de (lenta) não tem nada !

Trilho paralelo à Nac. 18 na ligação Lardosa - Alcains

Passagem pela bonita Escola Primária de Alcains

Pelo buraco da rede à chegada a Castelo Branco

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos do passeio **** Casal da Serra ****

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante esta fantástica manhã de BTT.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

2 comentários:

Fidalgo disse...

Agradeço-te o apoio que me deste na subida para os Castanheiros do Casal da Serra. Assim se pedala em grupo, não deixando ningém sózinho para trás. Com o abandono de alguns companheiros de pedalada, parece que a minha posição está garantida, a última claro!!!
Obrigado a todos pelo apoio e um abraço.
Abílio Fidalgo

Silvério disse...

Este passeio de BTT, para além do bom resultado da equação 4P's+A's, teve para mim um gosto especial, a visita à Serra, neste caso, da Gardunha! Por mais pequena que seja, uma visita a uma Serra/montanha é sempre sucesso garantido! Não só pelas subidas, porque a seguir vem uma descida, mas pelas paisagens que se avistam! Um espectáculo!
Tenho de realçar a coesão do grupo, embora cada um, principalmente nas subidas o faça como pode e quer, nunca se deixou ninguém sozinho e os reagrupamentos foram uma constante. Parece que estamos a aprender a pedalar em grupo! BOA!
Até à próxima e um abraço para Todos
Silvério