quarta-feira, 18 de abril de 2012

*****SelindaBTT-2012*****

15 dias depois dos "5 Empenos - 2012" voltei à vila da Sertã para a maratona "SelindaBTT" e novamente na companhia do Luís Moreira, e Silvério Correia.
Depois do carro devidamente estacionado fomos beber café, ao mesmo tempo que íamos cumprimentando malta conhecida.

A saída para o percurso (70 km no nosso caso) foi à hora marcada, e o mesmo tomou a direção de Proença-a-nova via reta do pinhal. Continuámos pelos arredores da Portela dos Bezerris, logo depois tivemos que molhar as rodas na ribeira da Tamôlha. Não demorou que secassem, pois a subida que se seguiu fez lembrar um dos "empenos" de à 15 dias. Continuámos por estradões, agora na sua maioria a descer, até que chegámos (perto) à ponte dos 3 conçelhos. Seguiram-se novos estradões, até junto de uma praia fluvial com uma descida brutal, logo adiante chegávamos ao 1º reabastecimento. Aqui fizemos uma longa pausa, onde comemos, e bebemos, ao mesmo tempo que recordámos o local de uma foto de grupo de à 15 dias atrás. Daqui até final tivemos por (boa) companhia os Amigos Luís Bandeiras e Pedro Tavares. Seguiu-se 1 bonito Single Track ao logo da ribeira da Isna até junto da ponte da Tamôlha, ponte esta que em séculos passados, era a única ligação da Sertã a Vila de Rei. Normalmente a seguir a 1 ponte vem uma subida, e aqui não falhou ! passámos em várias aldeias uma delas Chão da Telha, onde cruzamos a Nac. Nº2, até nova descida espetacular nos levar à ribeira do Xico, onde tínhamos 1 passadiço em madeira para a outra margem (lindo sim Srº). Seguiu-se mais uma valente subida, com passagem por mais aldeias, até que chegámos ao Nesperal onde se encontrava o 2º reabastecimento, este com fêveras acabadas de fazer, acompanhadas com mínis para quem quisesse ! No último terço do percurso, passámos por mais aldeias entre elas o Cabeçudo, com a sua afamada "Quinta de Santa Teresinha" para logo depois entrarmos no Ex-líbris do pessoal da Selinda, ou seja, nos espétaculares Singles Tracks, com túneis uns feitos em betão, outros em mato e silvas mais uns passadiços feitos para o evento, que nos levaram até à entrada na vila da Sertã (fabuloso mesmo)
Depois do banho com água normal! seguiu-se o almoço que novamente foi servido no restaurante Praça Velha onde a qualidade e o bem servir estiveram mais uma vez em 1º lugar (do melhor)

Para resumo final salientar que esta foi efectivamente uma das melhores maratonas em que já participei, pois desde a partida a horas, marcações impecáveis, almoço divinal, abastecimentos com tudo de bom e em grande abundância , organização com a simpatia que já nos habituou, e sempre preocupada com a segurança dos participantes, já os Singles Tracks os melhores sem dúvida nenhuma ! espero que continuem, pois eu cá estarei novamente.

Regressámos a Castelo Branco a meio da tarde, agora com passagem por Sobreira Formosa e Sarzedas.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Azáfama habitual antes da partida de qualquer maratona

Primeiras pedaladas feitas em estradão

Passagem aquática pela ribeira da Tamôlha

Depois do Moinho do Cabo tivemos a primeira subidita !

Luís Bandeiras com a sua Specialized de roda 26

Armando Chamusco dorsal Nº1 com roda 29"

Silvério Correia em Trek e Pedro Tavares em Specialized

Ponte dos Três concelhos, Sertã - Vila de Rei - Mação

Final do Single Track antes do 1º reabastecimento

Chegada ao 1º reabastecimento sobre a ribeira da Isna

No reabastecimento até a Navalhinha era a condizer !

Pedro Tavares em pleno Single Track do Bostelim

Ponte de Várzea Carreira ou ponte da Tamôlha com 6 arcos romanos

Estradão rolante um pouco inclinado ! a caminho do Chão da Forca

Corrente partida, problema resolvido num instante !

Pedro Tavares no Single Track antes da ribeira do Xico

Silvério Correia no passadiço em madeira na ribeira do Xico

Pequeno mas bonito açude na ribeira do Xico

Reabastecimento de líquidos ao longo do percurso

Mata de Eucaliptos antes do Nesperal

Fêveras no 2º reabastecimento junto à aldeia do Nesperal

Havia mínis, mas houve quem bebesse sumo ! de fruta

João Afonso-Luís Moreira-Luís Bandeira-Pedro Tavares-Silvério Correia

Luís Moreira em grande "style" para a foto !

Luís Bandeiras à entrada do Single Track da Caveira

Eu (João Afonso) à entrada do mesmo Single Track da Caveira

Eu (João Afonso) e Silvério Correia à entrada do mesmo

Luís Moreira à entrada do Single Track da Caveira

Apesar da Tochas a iluminação era quase nula !

Peculiar caveira a meio do Túnel com o mesmo nome

Final do assombroso Túnel da caveira

Passadiço com rede em arame para não escorregarem os pneus !

Entrada excecional para Single Track a 4 Kms do finál

Single Track do "Aníbal" este já conhecia, do melhor também

A normal excentricidade que nos ocorre nos finais das maratonas !

Alegria e grande satisfação por mais 1 maratona no currículo

Av. da Carvalha, final (e início) desta extraordinário maratona

Almoço estilo "banquete" no restaurante "Ponte velha"

"Água das Pedras" na Ponte do Alvito no regresso a casa

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos da Maratona *****SelindaBTT - 2012*****

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante toda este fantástico dia de BTT e ao pessoal da SelindaBTT o meu Muito Obrigado.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

1 comentário:

Silvério disse...

Sou forçado a começar o comentário com um elogio a este post, sobre a Marathona SelindaBTT2012, porque consegue, com descrições simples e claras, em conjunto com as bonitas fotografias, dar uma ideia bastante aproximada da magnitude desta Marathona/Passeio, aos que não foram bafejados com a oportunidade de participar! João, Muitos Parabéns e as maiores felicidades e força para te manteres neste track!
Já uma vez escrevi num comentário a uma volta nas imediações da Sertã, reportada no blogue “Pedalar Para Descontrair”, que os betetistas dessa zona são uns sortudos. Desde que exista vontade e quem os descubra, prepare e planei, é só sair de casa e os trilhos novos e deslumbrantes parece que "caiem do céu".
Na maratona da SelindaBTT deu para validar este comentário, e muito mais. Para além dos que a "natureza" providencia há a juntar os originais e espectaculares single tracks que os colaboradores da SelindaBTT "produziram". Um verdadeiro espectáculo!
Este passeio garantiu um lugar na minha memória para muito tempo e uma reserva no calendário para a próxima!
Foi de facto uma manhã de BTT ao mais alto nível, desde a confraternização antes, durante e depois do passeio, o percurso simplesmente divinal, a organização simples mas eficaz, ou seja, EXCELÊNCIA ao serviço do BTT. O almoço, que nos deu a oportunidade de degustar algumas das melhores e mais famosas iguarias da região, desde o bucho, o maranho, etc..., foi simplesmente a cereja no topo do bolo!
Muito obrigado e parabéns a todos os que nos proporcionaram momentos tão deliciosos!
É de louvar a existência de associações desta natureza e o trabalho que desenvolvem para proporcionar condições superiores aos praticantes deste desporto e em simultâneo divulgar a bonita região em que se inserem.
São sem duvida factores determinantes e essenciais para arrastar cada vez mais participantes para este saudável hobby/desporto e visitantes a uma região, de rara beleza e com condições naturais e excepcionais para a prática deste tipo de desportos!
Um abraço para todos
Silvério