sábado, 26 de janeiro de 2013

Voltinha pela "Zona do Pinhal"

Tinha convidado o pessoal para uma Voltinha de "Roda fina" pela "Zona do pinhal". A concentração estava marcada para a padaria Montalvão na Qt. Dr. Beirão, mas por lapso ou talvez hábito ! houve quem fosse para a padaria com o mesmo nome, mas na Granja Parque ! nada de grave aconteceu, e com uma simples chamada de telemóvel, resolvemos o problema.
(Eu) João Afonso, António Cabaço, José Luís Tavares, Nuno Maia e Paulo Neto saímos da cidade pela N233 em direção a Taberna Seca. Descemos ao rio Ocreza ainda com algum nevoeiro, para de seguida subir-mos aos Vilares de Cima, onde encontrámos o companheiro Álvaro Martins, que também se tinha desorientado com as padarias. Seguimos agora todos juntos por São Domingos, Cabeço do Infante, até à Silveira dos Figos onde virámos à esquerda para a M546. Pedalámos um par de quilómetros, pois logo mais adiante virámos para a outra Silveira, esta agora dos Limões. Seguiu-se o Fernão Calvo, e mais adiante o Vale de Água, aqui houve surpresa, pois fizemos um single track que pôs o Grupo todo contente. Novamente na N233, mas apenas 650 mts, pois virámos agora para uma novíssima estrada, que nos levou até ao Sobrainho da Ribeira. Ao longo da ribeira do Sesmo pedalamos até à Cerejeira, aldeia esta que cruzamos, depois de passarmos o rio Alvito. À saída da Cerejeira o contratempo do dia aconteceu, o Paulo Neto furou o boiaux de traz da sua Pinarello, e o mesmo não se consegui reparar ! lástima, ainda nos acompanhou até Monte Gordo, mas aí teve que chamar a assistência. Nós continuámos pela Cabeça Gorda, Sopegal, fomos parar no café do meu parente Zé Manel na Fonte Longa. Depois de comidos e bebidos descemos ao Gaviãozinho, onde mudámos o rumo para os Bugios, e fizemos a subidita ! ali existente. Em bom andamento descemos à ponte do Porto Largo, para de seguida fazermos a última subida até à Sarnadinha. Fomos atestar os bidons no fontanário do Alvaiade, para logo mais à frente entrármos no IP2 até Castelo Branco. Nas Sarnadas encontrámos o companheiro Roberto Mendes que nos fez companhia até à cidade.
À entrada da zona industrial, fui acometido por uma malvada cãibra (há anos que não me acontecia) que me fez revirar de dores ! arrastei-me até casa, onde me despedi dos restantes companheiros.
Resta-me agradecer aos presentes nesta Voltinha, a companhia, a camaradagem, e o encorajamento que me facultaram durante a mesma.
*********************************************************************************
Ao amanhecer havia boas perspetivas que seria um belo dia para pedalar
Apesar da placa dizer 21 qualquer GPS mesmo chinês marca 16 para Sarzedas
 Descida rápida depois da Taberna Seca
 Passagem sobre o rio Ocreza
 Na Silveira dos Figos virámos para a M546
Descida para Silveira dos Limões
 Single track em Vale de Água
 
 
 
 Estrada nova na ligação Vale de Água - Sobrainho da Ribeira
 Entrada na pitoresca aldeia de Sobrainho da Ribeira
 Entrada na Cerejeira concelho de Proença-a-nova
 
Tentativa frustrada em reparar o furo no boiaux
 Descida rápida ao longo do rio Alvito
 Chegada à Ponte do Alvito
 Pedalando pela "Zona do Pinhal"
 Estrada com bom asfalto e onde gosto particularmente de pedalar
 Continuação da mesma já nas proximidades da Fonte Longa
 Paragem habitual sempre que por estes lados pedalamos
 Ligação Gaviãozinho - Bugios
Atestar bidons no fontanário do Alvaiade
 Ligação Alvaiade - Castelo Branco pelo IP2
*********************************************************************************
Foi mais uma bela manhã com ótimo tempo para a época, onde o pedal foi servido por estradas lindíssimas, na companhia de Bons Amigos.

Divirtam-se
Até à próxima
João Afonso. 

1 comentário:

Silvério disse...

Já não é surpresa alguma que estes Amigos, para dar uns passeios, imbuídos simplesmente do espírito "Pelo Puro Prazer de Pedalar", estão sempre prontos, mas de quando em vez ainda conseguem surpreender. Então não é que agora até "descobrem" percursos de estrada com single tracks, para deleite das suas "amantes elegantes"! Nada de mais, ou não fosse o "oficial de dia" o João Afonso, a fazer jus à alcunha que ganhou de João "Alfonsingles"!
Depois esta volta ainda proporcionou a obtenção de um conjunto vasto de soberbas fotografias de belas paisagens da nossa região. Muito bem.
Parabéns a todos.
Um Abraço
Silvério