domingo, 22 de novembro de 2009

*****Aldeia do Xisto - Foz do Cobrão *****

Hoje quando cheguei ao Centro Cívico (Docas) não sabia para onde era a "Voltinha Domingueira" só depois de cumprimentar os presentes, é que me disseram que era para a Foz do Cobrão. Fiquei contente por tal facto, pois além de ser "quase" para os meus lados, já tinha saudades ! de pedalar por aquelas bandas.
Os elementos que fizeram parte hoje foram: eu João Afonso, Abílio Fidalgo, Agnelo Quelhas, Bruno Dias, FMike, João Fidalgo, João Valente, Luís Lourenço, Nuno Dias e Pedro Barroca.
Quanto ao percurso, saímos pela Zona Industrial e seguimos até Benquerenças e Represa, daqui seguiu-se os Amarelos, onde parámos na Padaria local para reabastecimento, só que estava fechada nada feito, fomos seguindo até à Tasca da Estação de Sarnadas onde aqui sim, tomámos um café. Depois da dose de cafeína, seguimos pela Carapetosa, e em alta velocidade chegamos à ponte sobre o rio Ocreza. Aqui paramos um bocadinho para ganharmos fôlego, para enfrentarmos a "parede" até Ferrarias Velhas, onde tiramos a foto de grupo. Sem perdermos muito tempo continuamos agora pelo single track do AMIGO Roberto, até atingirmos o estradão que nos levaria à ponte do antigo Lagar do Carril. Depois de respirarmos fundo, lá subimos nova "parede" até ao Vale da Pereira, Vale da Saraça e Fonte Longa onde voltamos a parar no café do meu parente "José Carolo". De seguida brindei o pessoal, com um de muitos singles tracks, que vão fazer parte do futuro (II Raide BTT-Albi) parece que gostaram ! e penso que ainda vão gostar mais quando os fizerem todos. Daqui seguiu-se um estradão sempre a descer, até chegarmos ao rio Alvito, o qual atravessamos para a outra banda (concelho de Proença-a-Nova). Depois de uma breve subida, entramos em novo estradão que liga a aldeia de Carregais ao Sobral Fernando. Pelo caminho ainda paramos várias vezes, para apreciarmos o espectacular geomonumento "Portas do Vale Mourão" . Descemos ao Sobral Fernando, para de seguida continuarmos até à " Aldeia do Xisto - Foz do Cobrão " esta já no concelho de Vila Velha de Ródão. Mais uma "parede" desde o rio Ocreza até à aldeia de Chão das Servas (terra Natal do pintor e ceramista, Manuel Cargaleiro). Aqui já vínhamos em asfalto desde o Sobral Fernando, e em asfalto seguimos até Castelo Branco, apenas fizemos duas pequenas incursões em terra, uma na zona do Alvaiade, e outra na Zona Industrial, por onde entramos na cidade. Para terminar ainda fomos aos tremoços XXL !
Gostei bastante desta " Voltinha Domingueira " só me resta agradecer aos companheiros o carinho, e a dedicação, que me presentearam durante este belo percurso.
P.S. Na parte final, fiquei um bocadinho "acelerado", mas o motivo foi, o "doping" da ferroada da abelha !!!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos da Voltinha ***** Aldeia do Xisto - Foz do Cobrão *****

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Divirtam-se !
Até à próxima !
J. Afonso

1 comentário:

Agnelo disse...

Foi de facto uma bela volta. Dura, variada, de vistas soberbas e paisagens desconhecidas. Obrigado João pela navegação que fizeste. Abraço
AQ