terça-feira, 10 de novembro de 2009

***** VI Raide AC - Trilhos e Aventuras *****

Se o - V Raide AC Trilhos e Aventuras - foi " Divinal e Brutal " este para mim foi " Divinal ,Brutal e Colossal ".Divinal porque foi Perfeito, Excelente, Sobrenatural, e Inspirado pelo divindade. Brutal porque foi Escrupuloso, Rigoroso, Atroz, e Monstruoso. Colossal porque foi Enorme, Imenso, Extraordinário e de Grande poderio.Tudo isto para dizer que gostei bastante e de todos os raides " Made by A.C. " este foi o que mais me agradou, sendo assim e pela lógica conclui-se que o A. C. é como o Vinho do Porto !!!
Quanto aos onze elementos que fizeram parte foram : eu João Afonso, António Cabaço, Carlos Salles, Francisco (da Covilhã), João Caetano, Luís Cabaço, Luís Lourenço, Nuno Eusébio, Nuno Morgado ( Beja ), Pedro Barroca, e Silvério Correia.
Saímos da Qta. Pires Marques depois da foto de grupo pelas 8H e 15m em direcção ao Bairro das Palmeiras, ladeamos o Monte de São Martinho e descemos até ao Ponsul, daqui apontamos azimutes a Monforte sem antes termos passado por vários montes, entre eles o da Farropa, e o do Grifo. O 1º abastecimento foi em Monforte, no café do " tio Joaquim ". Daqui seguimos até ao rio Aravil, e nova paragem em Soalheiras no clube local. Seguiu-se a visita às ruínas da aldeia de Alares, onde tirámos nova foto de grupo, e nova pausa para conversa. Continuamos por uns singles tracks, e uns rápidos estradões, até Rosmaninhal onde almoçamos, sendo aqui a maior pausa do dia. Depois de bem recompostos, lá seguimos novamente agora em sentido inverso, a nova travessia do rio Aravil até Monforte, mas desta vez não parámos pois o sol já ia bem alto ! seguiu-se mais uns trilhos rápidos por entre sobreiros e eucaliptos, onde avistamos uma manada de veados, até que entramos num soberbo single track, que nos levou à barragem do Monte Grande. O rio Ponsul já se avistava ao longe mas antes ainda tivemos que pedalar meia dúzia de quilómetros, num interminável estradão com vento forte de frente, até junto do antigo areal. Faltava só !!! a subida final ou seja, do Ponsul até à Senhora de Mércules, por uma vertente que não conhecia, mas como diz o povo " o rabo é o mais difícil de esfolar " mas lá se fez, e curiosamente melhor do que aquilo que eu esperava, pois chegar ao Ponsul com 104 Km feitos, e ter pela frente ainda aquela parede toda para subir, dá um certo arrepio ! Finalmente bebemos umas " bejecas " no restaurante do Santuário onde nos despedimos, e cada um seguiu para as suas casas, no meu caso com a certeza que tinha tido, um dos melhores dias de BTT .
------------------------------------------------------------------------------------
Fotos do ***** VI Raide AC - Trilhos e Aventuras *****

------------------------------------------------------------------------------------
Obrigado João Caetano por algumas das fotos deste post, e aos restantes companheiros, agradeço a companhia, e a dedicação que me presentearam durante o percurso, ao A. C. vai mais um " special thanks " por mais este fantástico raide.
Quando é o próximo ?
------------------------------------------------------------------------------------
Divirtam-se !
Até à próxima !
J. Afonso

Sem comentários: