quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

**** 8 Dezembro - 2009 ****

Terça-Feira 8 de Dezembro, feriado nacional foi dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.
No Centro Cívico (Docas) compareceram para a habitual "Voltinha" de BTT os seguintes elementos: eu João Afonso, Carlos Salles, Filipe Salvado, Luís Lourenço, João Caetano, Nuno Silva e Sérgio Marujo. Depois de se reunir consenso em relação ao percurso, o eleito foi ir até à Lardosa. Desta vez saímos pelo Bairro da Carapalha, seguiu-se o Quinteiro, e o Santuário da Nossa Sra. de Mércules. À passagem pela Rebouça de Cima, a Bike do Nuno Silva partiu a corrente, valeu a pronta, e rápida ajuda, do Filipe Salvado, para em poucos minutos, estarmos a pedalar novamente. Contornamos o Monte Brito pelo lado Nascente, e em ritmo calmo continuamos pelo Alto da Cancelinha, Vinha do Marco, até entrarmos nos Escalos de Baixo pelo Regato. Aqui viramos para Alcains, mas antes tiramos a foto de grupo, junto à "Fonte das Vitudes". De seguida passamos pela Qta. do Vale da Figueira, e do Carvalho, até chegarmos à gare de Alcains. Daqui seguimos sempre junto à Linha da Beira Baixa, com passagem pela Contenda, e Vale de Asno, onde atravessamos a mesma, para a outra banda. Já próximos da Lardosa, liguei ao AMIGO José Luís Tavares, para se juntar a nós no café Tasse Bem, e ao mesmo tempo para me inteirar, da sua recuperação. Depois do reabastecimento, e das despedidas do "Zé Luís" invertemos o sentido de marcha, agora em direcção a Castelo Branco. Saímos então da Lardosa, pela Tapada da Vargem, até atingirmos a antiga (S.M.E.L.) daqui fomos algum tempo em asfalto, pela Nac. Nº 18 até à Qta. do Geraldes, onde entramos novamente em trilhos, até à Póvoa de Rio de Moinhos, com passagem pelo Lameiro do Salgueiro, e Pontão. Na Póvoa entramos na Estrada Nac. Nº 352, em direcção a Tinalhas, ao passarmos a Ribeirinha, viramos para a Nossa Sra. da Encarnação, mas primeiro passamos pela Capela da Sra. das Almas. Era suposto descermos até as Três Toneladas, mas não ! passamos sim pelo Vale Freixo, Nave Redonda, e Vale de Coelheiro, até transpormos novamente a Ribeirinha, até à Tapada das Figueiras, foi em asfalto novamente, descemos a Qta. da Líria, e entramos na cidade, pela zona da mina.
Lavamos as nossas Bikes junto ao Modelo, e daqui cada um foi à sua vida.
Acabou por ser uma "Voltinha" (66 Km) muito interessante, resta-me agradecer a todos os AMIGOS o companheirismo, e a amizade que comigo compartilharam.
P.S. Nos próximos Posts não vou cair na asneira de mencionar tantos nomes como os que mencionei neste !!!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------