terça-feira, 29 de novembro de 2011

BTT - Serra da Lousã ( Convite )

Já aquando a postagem do AMIGO Luís Cabaço " Rota das Bovidas" manifestei interesse via comentário " João Afonso disse...

Que Voltinha mais espectacular !!! um dia ainda vamos aí ter para a fazer-mos juntos.

Bonitas fotos e boa descrição do percurso (até dá para fazê-lo no google só com o relato).

As " Bovidas " também deveriam ser boas !!!

1 abraÇo.
"

Tal e qual o Silvério Correia
Silvério disse...
Só de ler e ver não consigo deixar de ficar emocionado. Quero ir aí brevemente para me deliciar com esses belos trilhos e paisagens, e claro com a Grande BO(A)VIDA. É mesmo de se ficar a salivar, ou melhor todo babado!!!
Luís obrigado pela partilha.
Repito o que já disse num dos teus posts, em boa hora que decidiste ser blogger com tal objectivo!
Um abraço
Silvério


Para mim foram estes os Clicks ! pois já desde as últimas férias do Verão, tinha magicado pedalar por aqueles lados, sendo assim, toca a puxar pelas ferramentas " GPSies, Google Earth " entre outras, até que finalmente o Track ficou concluído.

Sem perda de tempo dia 04 de Dezembro ( próximo Domingo ) com Sol ! eu, João Afonso, Luís Lourenço, Silvério Correia e Sérgio Marujo ( o Homem do GPS ) vamos pedalar pela bonita serra da Lousã e arredores, visitando algumas das muitas Aldeias do Xisto que por aí existem entre elas, Casal de São Simão, Salgueiro da Lomba, Gondramaz, etc...

Apareçam ( o mais tardar ) às 07H da manhã na Qt. Dr. Beirão, pois é com imenso prazer que iremos todos juntos para mais um Grande dia de BTT ( assim espero )

Termino dizendo que o percurso é em autonomia, ou seja cada um deve tratar da sua logística, tanto em relação ao transporte, como à sua manutenção durante o dia.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

*** Castanhada - 2011 ***

O passado fim de semana estava programado para a apanha da azeitona, mas como choveu e bastante sexta e sábado, não deu para que tal acontece-se.
Sendo assim, fiquei com o Domingo livre ! já que o mesmo se previa com chuva, logo podia ir à “Castanhada”.
Como sabia que a volta era para os meus lados, esperei na Quinta da Pipa pelo grupo, ao qual me juntei pouco depois das 8h da manhã.
Este era composto por: (eu) João Afonso, Abílio Fidalgo, Dário Falcão, Filipe Salvado, Luís Lourenço, Nuno Dias, Nuno Maia, Pedro Roxo e Rui Pires.



Já se está a tornar hábito por esta altura do ano, a lembrança da “Castanhada” partiu do Luís Lourenço, e o percurso foi também ele que o delineou e orientou.
A “Castanhada” iria ser tál como no ano passado, no bar da Associação Recreativa e Cultural do Valongo, por isso o percurso teria que terminar por aí.
Sendo assim, saímos pelo bairro do Valongo (pista de Motocross) em direção à Quinta do Vale, e logo aí fomos brindados ! com uma descida tipo “ peligrosa “ para a ribeira da Eira do Cavalo.



Daqui subimos ao monte Fagundes local este onde tivemos que fazer uma pequena pausa para substituição de uma câmara-de-ar




Seguiu-se a Escuderia e a descida para o ribeiro de Barco com a inevitável passagem onde tivemos que encharcar bem os pés.




Daqui subimos ao monte dos Macarros e descemos até Alfrívida onde fizemos nova pausa agora para o cafézinho matinal e comermos qualquer coisa.




Depois do estômago bem aconchegado, lá seguimos novamente com o Luís “ à frente “ pelo Vale de Alfívida, Charneca e Vale de Pousadas, sempre por estradões apresentando-se estes bastante “ pesados “ devido as chuvas dos dias anteriores, ao ponto de mesmo a descer ouvir sussurrar a alguns ! que tinham que meter a “ avozinha “ brutal mesmo.



Seguiram-se duas passagens pela ribeira dos Tamujais ( uma seca outra molhadinha ) para não variar !



De seguida demos início à imponente subida de cota pelas Barreiras ( a estrear para mim e para a maioria do grupo ) em direção aos Cebolais de Cima onde durante a mesma se ouviram aqui e ali alguns comentários depreciativos ( Hehehe... porque seria ?! ) mas todos em saudável camaradagem.





A foto de Grupo foi tirada em pleno estradão do Talefe do Pato.



Nos Cebolais de Cima despedimo-nos do Filipe, pois este estava com o horário apertado e regressou a casa. Nós continuamos pelo Retaxo, e aqui virámos à direita, para a última subida do dia agora em direção as Olelas, por um trilho bastante escorregadio.



Reagrupámos lá no alto, dando de seguida início à descida até junto da caseta do Cebolais. Daqui até à Associação do Valongo foi sempre por asfalto e em ritmo acelerado.



Iniciámos a “ Castanhada” com um bride de jeropiga, acompanhado com as castanhas assadas.



Depois seguiu-se uma grelhada mista à base de enchido de porco acompanhada com bebida e umas divinais azeitonas retalhadas.



Conversamos durante algum tempo de assuntos de vária ordem, entre eles a ausencia de muitos companheiros, que por um ou outro motivo não puderam estar presentes, o que é sempre de lamentar.



Despedi-me e regressei a casa eram 13h 30m na companhia do Dário, este seguiu até Tinalhas para junto de sua família.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante toda esta fantástica manhã de BTT.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

domingo, 13 de novembro de 2011

*****Sobe e Desce pelo Ponsul *****

Hoje (eu) João Afonso, Paulo Neto e Silvério Correia fomos fazer a “ Voltinha Domingueira “ para os lados do Ponsul.

Juntámo-nos no Bairro das Palmeiras por ser essa a direção que iríamos tomar. Pouco depois das 8h 30m já estávamos em pleno Single Track que dá ligação ao Quinteiro.

Daqui seguimos até ao Forninho do Bispo e em altíssima velocidade descemos ao Monte do Sordo.

Na Barroca dos Cágados tirámos a 1ª foto de grupo aproveitando ao mesmo tempo para apararmos uns pingos de chuva.

Em estradão bastante enlameado chegámos com alguma dificuldade a bonita barragem das Casas onde mais uma foto de grupo foi tirada.

Num charco mais adiante passámos várias vezes para um lado e para o outro no intuito de tirarmos a lama das rodas e dos pedais pois esta era tanta que nem os pedais se conseguiam encaixar.

Antes de iniciarmos a 1ª subida fizemos uma pausa para um “ lanchinho “ com bolo de aniversário (Silvério) acompanhado com ginja que caiu que nem “ginjas”.


Com tanta caloria não houve problema em trepar o estradão roliço até à Quinta do Abrunhosa.


Seguiu-se nova descida esta agora limpa e com agradável piso até ao Compasso de Baixo onde novamente parámos para outra foto de grupo.


Seguidamente passámos a ponte da Ribeirinha e escusado dizer que a seguir a uma ponte vem uma subida ! desta vez até ao abandonado monte dos Quintalreis.


Até ao monte da Rebouça ainda passámos por vários montes abandonados.


Nova subida agora da barragem da Rebouça até à Srª de Mércules onde tirámos a derradeira ! foto de grupo de fronte da ermita de Nossa Senhora de Mércules.



Parámos no café “Dorali” para uma bebida e por a conversa em dia ! como ainda era cedo fomos lavar as bikes as bombas do Montalvão junto à Quinta Dr. Beirão com passagem pela estação da Refer.


Acabou por ser uma excelente manhã de BTT apesar dos alertas (laranja) meteorológicos e antes das 13h já estavamos em casa com 60 Kms feitos.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Slide Show *****Sobe e Desce pelo Ponsul *****

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante toda esta fantástica manhã de BTT.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

domingo, 6 de novembro de 2011

***** Outono na Estrela II *****

Decorreu hoje o " Outono na Estrela II " . Mais uma vez tive o prazer em participar, e mais uma vez cheguei ao final convicto que tinha acabado de realizar mais um daqueles passeios que ficam gravados na memória por muito tempo.
A partida e chegada foi novamente em Manteigas, e o grupo foi composto por 18 elementos.
O dia esteve excelente, e ao longo do percurso não houve nada de anormal a relatar ( apenas 1 corrente partida ).
Este ano tivemos que trepar até à Torre, mas valeu a pena, pois aí fomos encontrar um manto de neve lindíssimo, o qual para mim foi a estrear !
Depois da chegada, fomos ao Vale da Amoreira lanchar os famosos peixinhos fritos. Aqui despedimos-nos dos companheiros da Guarda, nós regressamos a Castelo Branco.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante toda esta fantástica aventura em BTT.

Um "Big Thanks" ao Agnelo Quelhas pelo convite e ao Nuno Maia pela boleia.


Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.