terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

**** Penedo Gordo ****

Hoje mais uma vez a "Voltinha" foi de "Roda fina". A concentração foi na Av. das Palmeiras, e a hora 8h 30m. De vários percursos possíveis para a disponibilidade que o dia de hoje permitia, optámos por ir (novamente) até Vila Velha de Ródão, com passagem pelo "Penedo Gordo" . O Penedo Gordo é um "carocito" ali para os lados do Gavião de Ródão, inserido na Serra das Talhadas, da estrada camarária até junto das (Antenas da PT) são 2Kms 600m, e o desnível é de 240mts, hoje até houve quem lhe chamasse o "mini Angliru"

O percurso total foi então pedalar no IP2 até o Alvaiade, aqui virámos à esquerda para Gavião de Ródão, subimos ao "Penedo Gordo" onde tirámos várias fotos e apreciámos a "brutal" paisagem que daí se avista principalmente para SE, onde Vila Velha de Ródão mais parecia uma tela de um filme do realizador Francis Ford Coppola "Apocalypse Now" tál não era a quantidade de fumo, emanado das várias fábricas ali existentes. Descemos ao Gavião de Ródão, e Vila Velha de Ródão, onde fizemos a maior pausa do percurso na Bolaria Rodense aqui o Abatanado foi o mais solicitado ! daqui seguimos via Nac. 18 pelo Coxerro até ao cruzamento dos Perais para onde nos encaminhámos, passámos Vale de Pousadas e Alfrívida, subimos aos Cebolais de Cima, e entrámos na cidade por onde tínhamos saído (zona industrial). Pouco passava do meio dia, por isso ainda fomos fazer a sossega no Café "O Farrum" na Qt. Dr. Beirão.

Os elementos que fizeram parte do grupo de hoje foram: (eu) João Afonso, João Caetano, Paulo Neto, Pedro Barroca e Silvério Correia.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saída da cidade pela Rotunda do Milénio em direção à zona Industrial

IP2 antes da estação de Combustível das Sarnadas

IP2 à passagem pelo cruzamento da Tojeirinha

IP2 a caminho do Alvaiade, Penedo Gordo ao longe

N241 que liga Alvaiade a Vila Velha de Ródão

Antes do Gavião Vila Velha de Ródão tinha este aspeto

Início da subida ao Penedo Gordo logo acima de 20%

Aqui alivia um bocado mas mais acima rondou os 30%

Foto de Grupo junto ao retransmissor da Portugal Telecom

Em cima tudo negro dos incêndios em baixo fumo e mais fumo

depois de algumas peripécias ! foto de grupo no mesmo local

Ala que se faz tarde daqui para fora

Celtejo - Empresa de Celulose do Tejo S.A.

Abatanados cada vez com mais adeptos !

Pausa XL para confraternização

Nac.18 Coxerro em tempos apelidado de "calcanhar do mundo" !
Passagem pelo Vale do Lucriz em direção a Perais

Depois de Cebolais de Cima em direção à cidade

Nó das Benquerenças também conhecido por Castelo Branco Sul

Entrada na cidade com placa actualizada !!!

83 Kms 1307mts de subida acumulado


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante toda esta fantástica manhã de Bici de" Roda Fina".

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

4 comentários:

OFF ROAD BIKERS disse...

BORA SUBIR AMIGOS!!!!! A VISÃO LÁ DE CIMA É SHOW! ABRAÇOS

Silvério disse...

Um passeio "Gordo" com as amantes elegantes!
O Agnelo lançou o convite para uma visita em BTT ao Penedo Gordo! Eu fiquei logo em pulgas, mas antes do convite cair já tinha assumido o compromisso com o Pedro Barroca para um passeio com as "elgantes", porque este não tinha a máquina de BTT disponível, "deixou-a" ir até um "SPA" para se revitalizar!:) O plano inicial era outro, mas depois de "meditar" no assunto durante a noite, logo no ponto de encontro, Café Palmeira, porque a saída era para aquele lado da cidade, lá convenci os restantes participantes a fazer a visita sugerida. No final a satisfação era generalizada, tanto pela vista feita ao "Gordo" como pelo passeio que a mesma proporcionou. É sempre fácil com 4P's+A's.
Para todos, Obrigado e um Abraço
Silvério

Anónimo disse...

Sem duvida mais 1 bela jornada de cicloturismo com companhia do melhor. Não entendo porque chamam àquilo "gordo" haviam de lhe chamar "empinado" pois por vezes tive medo de rebentar com a corrente, foi a primeira vez que o trepei e o sacana é bem durinho. Obrigado a todos pela excelente camaradagem e até sábado. (já nem como a pensar na fritada).

Pedro Barroca

FMicaelo disse...

Um carocinho empinado que nao subo á muuuuuiiiittttoooo tempo! Boa voltinha amigos!