segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

****Treino dos Franceses****

Domingo foi dia de concentração na Devesa, para a habitual "Voltinha Domingueira". Aqui se juntaram 19 BTTistas pelas 8h, com vontade de passar uma bela manhã, praticando este salutar desporto que tanto gostamos.
Já tinha saudades de pedalar com a "Roda grossa" e foi com satisfação que fiquei, quando soube que íamos para as barreiras do Ponsul "treinar" para o "Caminho dos Franceses" no próximo dia 4 de Março.
Antes de sairmos para o percurso, ainda tivemos tempo para apreciar, a nova Bike do Amigo Álvaro Martins (que tenhas muita sorte, e possas desfrutar o máximo)

Aos comandos do Pedro Antunes, lá fomos nós para as "paredes" do Ponsul, com saída pelo "condomínio" da Sapateira, seguiu-se o Medronhal e Revelhinho, cruzámos o ribeiro da Pipa para o monte Fagundes, e num sobe e desce constante lá chegámos aos Maxiais, onde no café "O Joca" bebemos o cafézinho matinal.
O percurso original seguia dos Maxiais para o Vale de Pousadas, mas como havia pessoal já um pouco desgastado, o Pedro pediu-me para orientar o Grupo para as Sarnadas com passagem pelas Olelas, e foi isso que fizemos. Nas bombas das Sarnadas fizemos nova paragem, e aqui encontrámos-nos com um colega do Amigo Fidalgo, para que este nos filmasse do ar com um "aparato" na zona da Estação de Sarnadas. Como a filmagem aqui não correu como o esperado, combinámos com ele que iríamos passar na barragem da Talagueira, onde aí e com tempo, teria oportunidade de fazer o filme ! à sua maneira.
Das Sarnadas até Castelo Branco, o Luís Lourenço pegou nos comandos, e presenteou-nos com mais uns tantos Singles nas Benquerenças, a estrear para todo o Grupo.
À passagem pela barragem da Talagueira, lá fomos filmados novamente ! entrámos na cidade pela Granja Parque, onde seria a sossega, tal não aconteceu porque aí fomos convidados pelo Amigo Nuno Maia, para que no seu quintal degusta-se-mos umas tiras de entremeada, acompanhadas por cerveja bem geladinha ! que bom que soube (Obrigado Nuno)

Foram 60 Kms feitos em pleno Inverno, mas os trilhos mais pareciam de fim de Verão ! horrível mesmo esta seca. Quanto ao "Caminho dos Franceses" venha de lá ele, que com este treino, já nada nos mete medo !

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Álvaro Martins com a sua nova Ibis Mojo SL

Na Devesa local de concentração este Domingo

Primeiros Kms pelo imenso Eucaliptal

Início de mais uma brutal descida em direção ao Ponsul

Final de mais uma brutal subida em direção ao Revelhinho

Ribeiro da Pipa praticamente seco ! em pleno Inverno

Foto de Grupo desta vez tamanho XXL

Até sabia bem chapinhar na água

Pequeno Single aberto por gado caprino

Final de mais uma brutal subida em direção aos Maxiais

Caminho rural antecedendo os Maxiais

Café da manhã nos Maxiais

À porta do café "O Joca" nos Maxiais

Prego a fundo à saída dos Maxias

Estradão rolante antecedendo a subida às Olelas

Túnel agrícola sob a Nac. 3 junto ao nó dos Amarelos

Bom andamento a caminho da estação de serviço das Sarnadas

Nova pausa basicamente para hidratar !

Passagem do Grupo pelo Single junto à estação das Sarnadas

Adrenalina sempre em alta nos Singles da Azinheira e Benquerenças

Barragem da Talagueira nas imediações da cidade

Enaltecido petisco surpresa no final do percurso

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para terminar, agradeço aos Amigos deste passeio a companhia, a camaradagem, a gentileza, e o encorajamento que me facultaram, durante esta fantástica manhã.

Divirtam-se !
Até à próxima !
João Afonso.

3 comentários:

OFF ROAD BIKERS disse...

Que beleza! Um belo grupo reuniste para dar um otimo giro. As fotos estão fantasticas. abraço a todos bikers

Silvério disse...

Os meus parabéns ao Pedro "Paredes" (Antunes), foram de imediato entregues após as primeiras duas "paredes" com que nos brindou, mas ainda se seguiram mais! É verdade! Aqui, mesmo debaixo dos "nossos narizes", umas belas rampas que encontraram de imediato nomes na minha memória RAM, por exemplo BASIBÉ! UM ESPECTÁCULO!
Este passeio, também deu para evidenciar que a metodologia - POR CADA PASSEIO DE BTT, UM NOVO “EL COMANDANTE” -, está consolidada, diria até, já bem robusta!
Este passeio de BTT, com um numero bastante grande e variado de participantes (19!!!), mesmo com um perfil bastante exigente, que chegou a fazer temer algumas desistências, teve o condão de manter o pessoal todo unido praticamente até ao final! BONITO!!! Parabéns a todos, eu incluído claro, pelo excelente desempenho!
Por fim agradecer ao Nuno Maia o prémio que atribuiu aos que ainda tinham mais alguns minutos de crédito, e não só, pois alguns (me too!!!) que se diziam, atrasados coisa e tal, não resistiram ao convite e acabaram por desfrutar de enchidos vários e entremeada grelhados, acompanhados dumas loirinhas bem fresquinha e a estriar, num espaço super agradável, na sua “quinta”. Felicidades! Sempre que queiras repetir está à vontade, ninguém leva a mal! Tem é de ser merecido, como neste caso!
O próximo “El Comandante” que se aplique! Ah! O próximo já está nomeado, é o “Stor”, que nos vai dar uma aula de FRANÇÊS!!!
Um abraço para todos
Silvério
P.S. João, reportagem à maneira! Parabéns!

FMicaelo disse...

Pelos vistos a fritada caiu-me na fraqueza e deixei-me dormir... perdi um excelente dia de paredes, levados pelo meu amigo Pedrocas. Excelente voltinha!