segunda-feira, 2 de novembro de 2009

*****Voltinha de Santos*****

Ontem eu João Afonso mais o AMIGO João Caetano fomos dar uma voltinha lá para as serranias de Proença-a-Nova.
O percurso teve início e fim no mesmo local ( Casal da Ribeira ) aldeia da Freguesia de Montes da Senhora, concelho de Proença-a-Nova situada à beira da ribeira do Alvito.
Apesar de não ter sido muito longo ( apenas 48 Km ) teve um acumulado de 1733 mts !!! é obra, ou seja bem durinho mas ao mesmo tempo muita bom no que diz respeito às paisagens, e ao tempo que tivemos.
Saímos então os dois pelas 8H sempre à beira da ribeira do Alvito ladeando o Casalinho, Carregais, até ao sítio do poço escuro, aí começou a primeira parede do dia em direcção aos Carregais, sempre em subida até ao alto da serra das Talhadas. Daí descemos por " entre as serras " até ao Sobral Fernando. Antes ainda, tivemos tempo para observar os grifos que por ali deambulam, e desfrutar da magnifica paisagem das Portas do Almourão, vistas daquela vertente sem dúvidas fenomenal.
Depois da descida vertiginosa do Sobral Fernando, foi sempre a subir até Catraia Cimeira onde parámos para comer uma sandes de queijo, e uma bifana pois a coisa já ai na reserva, ainda para mais tinha-me esquecido das inerentes barritas.
Agora já recompostos, lá seguimos caminho em direcção a Penafalcão, Oliveiras e Froia onde paramos na famosa praia fluvial. Começava aqui nova parede até os Cunqueiros, brutal mesmo ! aqui de mútuo acordo, e devido ao dia que era, mais o avançado da hora, resolvemos atalhar caminho e regressar ao ponto de partida, sem antes passarmos pela Penafalcão outra vez, mas agora noutro sentido, novamente Catraia Cimeira, Chão Redondo, descida para Ponte do Alvito e finalmente Casal da Ribeira.
Foi uma voltinha que gostei muito ( para as minhas bandas gosto sempre ) ficou prometido voltar lá, mas com mais tempo.
------------------------------------------------------------------------------------
Fotos do Passeio ***** Voltinha de Santos *****

------------------------------------------------------------------------------------
Divirtam-se !
Até à próxima !
J. Afonso

4 comentários:

JValente disse...

Fosga-se.... que cenários lindos!!!
Muito Bom... para quando uma voltinha mais larga para essas bandas???

Abraço
João Afonso

João Afonso disse...

Quando tu quiseres ! para essas bandas !!! estou sempre disponível, e na tua companhia ainda melhor.
O track está guardado na pasta dos meus favoritos, é só uma questão de se combinar, e ala toca a pedalar que a vida é curta !
1 abraÇo

Agnelo disse...

Bem giro. E a máquina a fazer panorâmicas, as fotos ficam mto bem coladas. J.A. por onde tens andado? Por sítios fixes parece-me...
Abraço

PMarquês disse...

Belas vistas... é uma zona muito bonita... temos que conhecer essa zona um dia destes.
Abraço